Notícias | 24 de março de 2022 | Fonte: CQCS | Sueli Santos

Diretor da DOC24 afirma que setor de seguros é estratégico para a startup

A pandemia de covid-19 acelerou vários processos, entre eles a telemedicina, que foi um dos serviços que mais cresceu no Brasil ganhando a confiança de médicos e pacientes que viram nessa tecnologia um jeito confortável e seguro para manter o atendimento de saúde, sem se expor aos riscos de uma contaminação.

Fernando Ferrari, diretor-geral da DOC24, startup de saúde digital, diz que o setor de seguros é estratégico para a DOC24. “Temos soluções de monitoramento da base de segurados, ferramentas para auxiliar o processo de subscrição de seguros de pessoas e produtos que são oferecidos como benefícios tangíveis e muito percebidos pelos segurados”, revela.

Para ele, a regulamentação brasileira da telemedicina é bastante desatualizada e impõe limitações. A telemedicina foi regulamentada através da resolução do CFM 1643, de agosto de 2002. “Em abril de 2020, com a publicação da Lei Federal 13.989, a teleconsulta passou a ter a mesma validade de um atendimento presencial”, diz ele.

Ele reforça ainda que a startup tem grande capacidade de adaptação já que atende diversos setores. “Bancos e fintechs, empresas, escolas, aeroportos, todo o setor público, a indústria de eventos e de turismo, além das operadoras de saúde, hospitais e clínicas de todos os portes”, assegura.

Foi nesse instante, com a publicação da lei, que este modelo de atendimento ficou muito popular na pandemia, que impulsionou exponencialmente a quantidade de consultas. “Para se ter uma ideia, no  caso da DOC24, em janeiro de 2020 fazíamos cerca de três mil consultas por mês. Hoje, já chegamos a 350 mil consultas demandadas. 

Com esses números, Fernando disse não acreditar no retrocesso desse mercado. “Quem já experimentou uma consulta médica online, com todo o conforto e segurança que ela oferece, percebe que é, definitivamente, um caminho sem volta. Tanto é verdade que o Congresso Nacional, assim como o Conselho Federal de Medicina já estão bastante adiantados quanto a definição dos limites da telemedicina daqui para frente, quando provavelmente veremos o fim da pandemia”, analisa.

Além disso, o executivo vê muito espaço para crescimento da telemedicina, independentemente da pandemia, e a razão disso são os benefícios oferecidos a todos os usuários: médicos, instituições de saúde, seguradoras e operadoras de saúde, os financiadores destes planos e, principalmente, os pacientes. 

Por isso, Fernando diz que a versatilidade e a criatividade serão cruciais na criação de novas soluções, mas principalmente, o foco na experiência do paciente e do médico precisa ser levado muito a sério. “O pronto atendimento é a maior utilização, mas há uma infinidade de aplicações para a telemedicina, inclusive em setores como o turismo e locais com grande volume de pessoas”, sinaliza.

O executivo disse acreditar que o crescimento da se deve a qualidade da plataforma que, segundo ele, já provou ser robusta, madura, flexível e estável, garantindo o teleatendimento aos clientes, mesmo no auge da pandemia, com realização de milhares de consultas no mesmo dia. 

 “Além disso, posso destacar a velocidade de implementação, já que em apenas 20 dias a plataforma pode ser adaptada testada e colocada em produção de acordo com a necessidade de cada cliente; a qualidade do atendimento dos nossos médicos que tiveram avaliação média dos pacientes de 4.8 estrelas, numa escala que vai de 1 a 5; e nossa capacidade de oferecer um serviço padronizado em toda a América Latina”, destaca. 

Em 2022, a DOC24 começou o ano com os consultórios inteligentes e as estações Diagnóstica que permitem a realização de exames pelo próprio paciente e a transmissão em tempo real para o médico que o acompanha do outro lado da tela. “Temos ainda o WellnessTest, que em poucos segundos, pela câmera do celular (tablet ou do computador) captura os sinais vitais do paciente e em apenas 30 segundos, a inteligência artificial é capaz de compreender e analisar dados como frequência cardíaca e respiratória; nível de oxigenação; índice de estresse; pressão arterial; riscos de doenças cardiovasculares e de AVC, entre outros apontamentos”, diz ele.

Fernando revelou ainda que a DOC24 ainda está finalizando a entrega do atHome, uma plataforma de cuidados domiciliares que ajudará a gestão de pacientes atendidos em seus domicílios. “Há outros produtos que estão na esteira de desenvolvimento que causarão ainda mais impacto positivo na vida das pessoas através da transformação digital”, finaliza. 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN