O CQCS vem recebendo mensagens de Corretores de Seguros que foram notificados pela Susep sobre possíveis inconsistências no cadastro na Receita Federal. Contudo, eles asseguram que entraram em contato com a Receita e foram informados que todos os dados estão corretos. Diante dessa informação, esses Corretores questionam se tais mensagens enviadas pela Susep são verídicas.
Procurada pelo CQCS, a Susep respondeu que o Sistema de Registro de Corretores de Seguros da Susep (SRCS) é automatizado e mensalmente verifica se o profissional registrado possui alguma pendência em seu cadastro e, encontrando, “encaminha correspondência eletrônica ao endereço de e-mail informado pelo Corretor de Seguros no SRCS, informando a pendência e o prazo para correção”.
De acordo com a autarquia, no caso de o Corretor de Seguros não solucionar a pendência dentro do prazo informado no e-mail, o SRCS efetua a suspensão do registro do profissional automaticamente.
A Susep explica ainda que, diariamente, o SRCS verifica se os Corretores de Seguros suspensos solucionaram a pendência. “No caso de ter solucionado, o sistema altera a situação do cadastro para ativo novamente”, assegura o órgão regulador.
Na resposta encaminhada ao CQCS, a Susep lembra ainda da importância de o Corretor de Seguros manter os seus dados cadastrais sempre atualizados, em especial o e-mail informado para recebimento de informações. “Também é possível verificar se o Corretor de Seguros possui pendência consultando o seu cadastro”, acrescenta a autarquia.
Por fim, a Susep sugere ao Corretor de Seguros que consulte com frequência o site da Susep, neste endereço eletrônico https://www.gov.br/susep/pt-br/assuntos/corretor-de-seguros, para mais esclarecimentos sobre como resolver pendências.