Uma pesquisa da TOTVS em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas mostrou que 98% das empresas já coletam algum tipo de dado dos consumidores, porém apenas 73% delas utilizam essas informações para ter algum entendimento sobre a jornada do consumidor. O cenário, embora positivo, mostra que 27% das empresas ainda usam os dados de forma incompleta. Em participação no CQCS Insurtech & Innovation, José Ernesto Passos, sócio e fundador da ITG falou sobre o assunto e suas consequências.
Segundo José, os dados representam um novo modo de pensar as ações, decisões e investimentos de um negócio. Indicam o caminho a seguir e dão suporte para as decisões serem mais assertivas.”Agora os dados estão na moda e é muito interessante perceber que muitas empresas já vem fazendo um movimento de utilizá-los, mas agora precisamos falar da sua aplicação, é preciso extrair valor deles e a partir disso, tomar decisões e dirigir estudos”, explicou.
A falta de uma estratégia inteligente no uso de dados pode trazer impactos de todos os lados. Pode fazer a empresa desperdiçar oportunidades e pode fazê-la sofrer penalidades legais. “Não adianta ter uma equipe analisando os dados, sem ter uma cultura dentro da organização voltada para isso. O universo de dados é bem grande, e a oportunidade que temos para explorá-lo e desenvolver soluções para o mercado de seguros é maior ainda. Temos que ficar atentos a isso”, finalizou o sócio e fundador da ITG.