Vida em Foco | 15 de maio de 2025

A falência das prioridades e da Educação Financeira no Brasil

Enquanto o Brasil arrecadou R$ 196,1 bilhões em planos de previdência privada (PGBL e VGBL) em 2024,  um sinal de crescimento do mercado de proteção e planejamento de longo prazo, outro dado choca e revela a verdadeira crise silenciosa, no mesmo ano, os brasileiros apostaram R$ 240 bilhões em plataformas de apostas online (BETs). Esses números não apenas contrastam,  eles escancaram o prenúncio de uma tragédia, se algo não for feito.

Vivemos a falência de um sistema educacional que, até hoje, negligencia o ensino de noções básicas de finanças pessoais, a educação financeira. A cultura do imediatismo, da promessa de enriquecimento fácil e da ausência de planejamento se enraizou, e se propagou com as redes sociais e os chamados influencers. E o resultado é um país onde apostar no incerto tem mais apelo do que investir no seguro. Ou seja,  o Brasil está educando para o acaso.

O brasileiro está exposto diariamente a propagandas massivas de apostas online, associadas ao glamour, ao futebol e às celebridades. É um marketing agressivo, emocional e acessível, que vende sonhos e entrega ilusão. 

A cada clique, a cada aposta, a cada “só mais uma rodada”, o dinheiro que poderia ser direcionado à aposentadoria, à proteção da família, à reserva de emergência ou ao estudo dos filhos, se dissolve.

E o que nós,  corretores de seguros, bancários, educadores financeiros e planejadores, podemos fazer à respeito?

Temos a responsabilidade, e o dever ético, de agir. 

Somos porta-vozes da racionalidade em uma sociedade que, em passos largos,  caminha para o abismo da impulsividade.

Nos cabe portanto;

  • Educar o cliente no momento da venda, transformando a abordagem em uma consultoria de vida e de escolhas.
  • Alertar para os riscos da ausência de planejamento, mostrando que o verdadeiro jogo não está na sorte, mas na estratégia.
  • Criar conteúdos, palestras, treinamentos e campanhas educativas que promovam a consciência financeira desde cedo.
  • Incentivar políticas públicas e escolares que coloquem a educação financeira como prioridade nacional.
  • É o Educar para Vender!

Precisamos de ações, e ações emergenciais  Se nada for feito, continuaremos vendo famílias desprotegidas, aposentadorias comprometidas e uma população presa ao ciclo da dependência e da frustração. 
Cada abordagem, cada reunião, cada proposta é uma oportunidade de mudar uma vida, ou, pelo menos, evitar sua ruína.
Não é exagero dizer que estamos diante de uma emergência nacional silenciosa, disfarçada de entretenimento e normalizada pela sociedade.

O futuro financeiro do Brasil passa por uma escolha urgente, educar ou apostar.
Nós, profissionais do setor, precisamos ser agentes de transformação. É hora de substituir a sorte pelo planejamento, a promessa pelo propósito e a omissão pela ação.

Rogério Araújo
Movimento Minha Vida Protegida

Rogério Araujo

O objetivo da coluna é disseminar a cultura do Seguro de Vida e Previdência Privada Complementar junto à população brasileira e aos profissionais do mercado de seguros. Através de uma linguagem simples e didática pretende quebrar mitos e preconceitos em abordarmos temas tão importantes como gerenciamento de riscos pessoais, o risco de viver muito, sem recursos financeiros, o risco de vivermos pouco, uma morte prematura, e todos os demais riscos pessoais que possam comprometer um correto planejamento financeiro pessoal, familiar ou empresarial. Rogério Araújo é corretor de seguros, desde 1998, brasileiro, casado e pai de três filhos de sangue, Thiago, Gustavo e Leonardo, cujas as iniciais deram origem ao nome TGL Consultoria, empresa criada em setembro de 2004, especializada em soluções em Planejamento e Proteção Financeira, utilizando-se de ferramentas como Seguros, Previdência, Planejamento Previdenciário, Contábil e Tributário, junto aos seus mais de 30.000 clientes ativos. Além dos 3 filhos, Rogério Araújo tem os filhos de coração, são mais de 250 crianças e adolescentes do Projeto Social IDAP, criado e administrado há mais de 13 anos, e que atende a região de Ribeirão das Neves, cidade na região metropolitana de Belo Horizonte, inclusive na própria TGL trabalham alguns jovens oriundos do projeto, mas esse é um assunto que certamente será abordado em alguns artigos, o Seguro como ferramenta de transformação social.

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