Uma vereadora de Cuiabá (MT) perdeu R$ 9,321 mil ao cair em um golpe no WhatsApp. De acordo com informações do site Folha MAX, o golpista se passou pela sua filha e pediu para que a mulher transferisse o valor a uma conta bancária, sob a alegação de que contrataria um seguro de empréstimo. Edna Sampaio (PT) acionou a Justiça contra o Nubank, mas teve o pedido de indenização negado.
O caso foi analisado pela juíza leiga Luihana Pasinato Gomes. “Notavelmente houve falta de diligência da autora em, primeiramente verificar acerca do depósito, bem como verificar o meio utilizado para contato, sendo certo que não se utilizaria de WhatsApp com número estranho para solicitar a transferência bancária”.
A juíza ainda citou que a mulher foi a única responsável pelo dano sofrido, já que fez o depósito de forma espontânea. Ao protocolar a ação, Edna alegou que o golpe foi aplicado contra ela no dia 3 de março de 2021.
Esses tipos de golpes serão cada vez mais comum, por isso o mercado de seguros tem o Seguro Pix que pode cobrir essas situações.