A comercialização de salvados via Internet é um mercado que só tende a crescer no Brasil. O atendimento às seguradoras, nesse processo, está, inclusive, sofisticando-se, indo além da oferta pública eletrônica, para oferecer também um gama variada de serviços.
O fundador e diretor Comercial da Superbid, empresa especializada nessa área, Ronaldo Santoro, diz que, ao contrário dos leilões presenciais, nos quais só é possível fazer lances ao vivo e em apenas um local, o leilão via Internet permite a participação de compradores de todo o território nacional, o que aumenta a concorrência e melhora o resultado. `Há casos em que a seguradora recupera capital superior à indenização paga ao segurado`, garante.
Mas, segundo ele, a empresa incorpora em sua funcionalidade a avaliação e venda das cargas salvadas de sinistros por meio de leilões oficiais presenciais e via Internet, simultaneamente, além de vincular ao serviço todo o processo logístico de remoção e armazenagem em seus pátios distribuídos pelo Brasil. A sua equipe – explica – ainda identifica e trabalha as oportunidades de comercialização junto aos nichos compradores, para depois executar a venda.
Recuperação
Ronaldo Santoro diz que a maioria das empresas já começa a prever em seus orçamentos a recuperação de capital, o que tem estimulado a realização de leilões eletrônicos. `Para as seguradoras realizamos o full service envolvendo a remoção e guarda das mercadorias`, diz.