Notícias | 5 de maio de 2023 | Fonte: CQCS | Juliana Winge

Venda de Seguro de Vida para pessoas idosas traz desafios para o corretor

O envelhecimento da população tem trazido uma série de desafios para o mercado segurador. Segundo dados do IBGE, já são quase 55 milhões de brasileiros acima de 50 anos, ou seja, 25% da população brasileira. O mercado formado pelos “50+” movimenta, aproximadamente, dois trilhões de reais só no Brasil. No mundo, o valor ultrapassa 15 trilhões de dólares. Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Hype 50+ , 39% dos brasileiros “50+” dizem que são a única fonte de renda de sua casa, e 73% dos brasileiros “55+” dizem que vivem do seu próprio sustento, sem depender de filhos e/ou netos.

No segmento vida, existem diversos desafios para os corretores que trabalham com pessoas idosas. “Nessa faixa de idade o custo é bem maior, e a maioria já tem alguma doença pré existente, então a aceitação é bem limitada. Já não dá para colocar um capital segurado maior, não é todas as coberturas que são aceitas. Algumas companhias têm idade limite para contratação, poucas aceitam quem tem até 80 anos, a maioria é até 65 anos. E, as que têm aceitação, os valores ficam um pouco mais altos com capital baixo”, destaca Jéssica Silva, Operadora de Negócios na F&A Corretora de Seguros.

Por isso, a importância do corretor de seguros oferecer o produto o mais cedo possível para seus clientes. Ao analisar o momento de vida de cada pessoa que adquire uma proteção, é possível entender se este é um momento oportuno para oferecer um seguro de vida. O corretor também pode apontar as vantagens de ter esta proteção para além da morte, utilizando como argumento as assistências e coberturas adicionais que podem ser usadas em vida.

Outra questão envolve a data limite de cada cobertura. Jéssica lembra que, tirando as coberturas vitalícias, ao chegar a data limite a cobertura é cancelada. “No seguro de vida, cada cobertura tem um prazo de aceitação e algumas companhias analisam o ano limite e podem considerar mais 5 anos”, diz. Ela também recorda que reajustes são feitos pela faixa etária e IPCA anual automaticamente pelas seguradoras.

As perguntas sobre o seguro de vida para pessoas idosas chegaram através do grupo Bom Dia Seguro, no Whatsapp, onde além de ficarem informados com as principais notícias do mercado, os corretores podem interagir tirando dúvidas, compartilhando experiências e informações. Para fazer parte de um dos grupos do Bom Dia Seguro e ter acesso à notícias sobre tudo que acontece no mercado, além de poder interagir com profissionais de todo Brasil, basta de cadastrar no Cqcs, através do link: http://cqcs.com.br/cadastre-se/ e marcar a opção “Quero participar no WhatsApp”.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN