Principais operadoras de planos que oferecem serviços dentários estão investindo em parcerias com empresas varejistas para aumentar sua carteira de clientes e ganhar um novo filão do mercado: a pessoa física, já que muitas delas não trabalham com vendas diretas ao consumidor final. Prodent, OdontoPrev e Inpao Dental j á colhem resultados dessas parcerias
SÃO PAULO
A operadora Prodent Assistência Odontológica, de olho nas possibilidades de negócios que o setor varejista pode trazer, fechou recentemente uma parceria com a rede de lojas Marisa para comercializar planos odontológicos, denominados Marisa Odonto. O sucesso nas vendas, que só no primeiro mês incorporou seis mil novas vidas à carteira de clientes da operadora, motivou a antecipação da expansão do projeto, antes restrito a 96 unidades, para as cerca de 200 lojas que compõem a rede varejista.
O diretor de Marketing e Expansão Comercial da operadora, Luis Fernando de Paula Henrique, comemora os resultados preliminares. “Nossas expectativas foram superadas. No primeiro mês, seis mil planos foram adquiridos. A venda a toda a rede aconteceria apenas no segundo semestre, mas resolvemos começar logo em maio”, contou ele.
A Prodent viu seu faturamento crescer nos últimos cinco anos entre 30% e 50%, e parte disso é atribuída às parcerias realizadas com varejistas dos setores de vestuário, bancário e de medicamentos. Para os próximos 12 meses, a meta é crescer 100%, tanto em faturamento quanto em número de vidas. “Com esse projeto deveremos aumentarem 50 mil o número de vidas em nossa carteira, além de incrementar nossa receita em 38%”, disse o executivo. No mercado há 19 anos, a empresa possui uma carteira com 135 mil vidas e mais de 650 empresas como clientes entre os setores de serviços, indústria e governo.
No mercado, o número de beneficiários de planos odontológicos deverá aumentar 21,4% neste ano, ultrapassando a marca de 10 milhões de pessoas, segundo projeções daAgência Nacional de Saúde Complementar (ANS). O produto vai ser oferecido em dois modelos: com carência, pelo valor de R$ 15,90, e sem carência, por R$ 21,90, mas ambos disponibilizarão cobertura completa. Outras vantagens citadas pelo diretor de Marketing é que “o paga-mento feito através do cartão reduz a inadimplência, e o volume de comercialização traz uma redução de custos”.
Além da Marisa, a Prodent possui outro contrato com formato semelhante junto à corretora de seguros do Banco Regional de Brasília (BRB), o BSB Odonto, que deverá atingir um público de 380 mil vidas no Distrito Federal. A operadora também foi contrata-da por outras empresas varejistas, como Lojas Renner, Dicico, Concessionárias GPV e a gaúcha Drogabel, entre outras.
Parceria
Outra novidade adiantada pelo diretor da Prodent foi a parceria com a Samcil Odonto, que será anunciada em breve. A empresa será responsável pela administração de 500 mil novas vidas e
também pelas novas que entrarão em sua carteira. A aquisição de outras companhias, que é uma tendência do mercado, não é descartada, para que a operadora continue crescendo e supere a marca de l milhão de associados
Com a operadora Inpao Dental, a situação não é diferente. “O varejo nos permite alcançar o filão do mercado representado pela pessoa física. Podemos captar um número elevado de beneficiários com uma pequena ação mercadológica”, disse Cláudio Aboud, diretor de Finanças e Administração da empresa. Recentemente a Inpao fez uma joint venture com a Unimed Paulista-na, trazendo, até o final do ano, mais 100 mil vidas. Com isso, os negócios serão impulsionados em torno de 34%, o dobro de 2007. O crescimento para 2008 será de aproximadamente R$ 75 milhões, 43% a mais em relação ao ano passado.
Aceleramento
Listada na Bolsa de Valores e uma das maiores operadoras de planos odontológicos do País, a OdontoPrev detém mais de 2,1 milhões de beneficiários e três mil empresas-clientes. Na tendência de fechar parceria para incrementar seus negócios, a em-presa possui acordo de comercialização de planos com várias redes varejistas, entre elas C&A (Banco Ibi), Grupo Guararapes (Riachuelo), Pemambucanas e Banco PanAmericano. Atual-mente, a venda casada nessas lojas responde pela fatia de 15% dos associados. Em 2007, a operadora registrou R$ 260 milhões em receita, e nos últimos dois anos cresceu 90%, com a conquista de um milhão de associados.
“Iniciamos os primeiros projetos nesse setor em meados de 2005; logo no segundo semestre de 2006, as ações começaram a trazer resultados significativos à companhia. Esse foi um dos fatores que aceleraram nosso cresci-mento, que estava no patamar de 22% desde 2006”, detalhou José Roberto Pacheco, diretor de Controladoria e Relações com Investidores.Apartirde então, a OdontoPrevviu os resultados melhorarem, passando para um cresci-mento de 32% em 2006, e no ano seguinte de 42%.
ALEXANDRE MELO