Notícias | 5 de maio de 2008 | Fonte: DCI - São Paulo

Varejo dá Impulso extra para os negócios de planos odontológicos

Principais operadoras de planos que oferecem serviços dentários estão investindo em parcerias com empresas varejistas para aumentar sua carteira de clientes e ganhar um novo filão do mercado: a pessoa física, já que muitas delas não trabalham com vendas diretas ao consumidor final. Prodent, OdontoPrev e Inpao Dental j á colhem resultados dessas parcerias

SÃO PAULO

A operadora Prodent Assistência Odontológica, de olho nas possibilidades de negócios que o setor varejista pode trazer, fechou recentemente uma parceria com a rede de lojas Marisa para comercializar planos odontológicos, denominados Marisa Odonto. O sucesso nas vendas, que só no primeiro mês incorporou seis mil novas vidas à carteira de clientes da operadora, motivou a antecipação da expansão do projeto, antes restrito a 96 unidades, para as cerca de 200 lojas que compõem a rede varejista.

O diretor de Marketing e Expansão Comercial da operadora, Luis Fernando de Paula Henrique, comemora os resultados preliminares. “Nossas expectativas foram superadas. No primeiro mês, seis mil planos foram adquiridos. A venda a toda a rede aconteceria apenas no segundo semestre, mas resolvemos começar logo em maio”, contou ele.

A Prodent viu seu faturamento crescer nos últimos cinco anos entre 30% e 50%, e parte disso é atribuída às parcerias realizadas com varejistas dos setores de vestuário, bancário e de medicamentos. Para os próximos 12 meses, a meta é crescer 100%, tanto em faturamento quanto em número de vidas. “Com esse projeto deveremos aumentarem 50 mil o número de vidas em nossa carteira, além de incrementar nossa receita em 38%”, disse o executivo. No mercado há 19 anos, a empresa possui uma carteira com 135 mil vidas e mais de 650 empresas como clientes entre os setores de serviços, indústria e governo.

No mercado, o número de beneficiários de planos odontológicos deverá aumentar 21,4% neste ano, ultrapassando a marca de 10 milhões de pessoas, segundo projeções daAgência Nacional de Saúde Complementar (ANS). O produto vai ser oferecido em dois modelos: com carência, pelo valor de R$ 15,90, e sem carência, por R$ 21,90, mas ambos disponibilizarão cobertura completa. Outras vantagens citadas pelo diretor de Marketing é que “o paga-mento feito através do cartão reduz a inadimplência, e o volume de comercialização traz uma redução de custos”.

Além da Marisa, a Prodent possui outro contrato com formato semelhante junto à corretora de seguros do Banco Regional de Brasília (BRB), o BSB Odonto, que deverá atingir um público de 380 mil vidas no Distrito Federal. A operadora também foi contrata-da por outras empresas varejistas, como Lojas Renner, Dicico, Concessionárias GPV e a gaúcha Drogabel, entre outras.

Parceria

Outra novidade adiantada pelo diretor da Prodent foi a parceria com a Samcil Odonto, que será anunciada em breve. A empresa será responsável pela administração de 500 mil novas vidas e

também pelas novas que entrarão em sua carteira. A aquisição de outras companhias, que é uma tendência do mercado, não é descartada, para que a operadora continue crescendo e supere a marca de l milhão de associados

Com a operadora Inpao Dental, a situação não é diferente. “O varejo nos permite alcançar o filão do mercado representado pela pessoa física. Podemos captar um número elevado de beneficiários com uma pequena ação mercadológica”, disse Cláudio Aboud, diretor de Finanças e Administração da empresa. Recentemente a Inpao fez uma joint venture com a Unimed Paulista-na, trazendo, até o final do ano, mais 100 mil vidas. Com isso, os negócios serão impulsionados em torno de 34%, o dobro de 2007. O crescimento para 2008 será de aproximadamente R$ 75 milhões, 43% a mais em relação ao ano passado.

Aceleramento

Listada na Bolsa de Valores e uma das maiores operadoras de planos odontológicos do País, a OdontoPrev detém mais de 2,1 milhões de beneficiários e três mil empresas-clientes. Na tendência de fechar parceria para incrementar seus negócios, a em-presa possui acordo de comercialização de planos com várias redes varejistas, entre elas C&A (Banco Ibi), Grupo Guararapes (Riachuelo), Pemambucanas e Banco PanAmericano. Atual-mente, a venda casada nessas lojas responde pela fatia de 15% dos associados. Em 2007, a operadora registrou R$ 260 milhões em receita, e nos últimos dois anos cresceu 90%, com a conquista de um milhão de associados.

“Iniciamos os primeiros projetos nesse setor em meados de 2005; logo no segundo semestre de 2006, as ações começaram a trazer resultados significativos à companhia. Esse foi um dos fatores que aceleraram nosso cresci-mento, que estava no patamar de 22% desde 2006”, detalhou José Roberto Pacheco, diretor de Controladoria e Relações com Investidores.Apartirde então, a OdontoPrevviu os resultados melhorarem, passando para um cresci-mento de 32% em 2006, e no ano seguinte de 42%.

ALEXANDRE MELO

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