Notícias | 20 de outubro de 2010 | Fonte: Revista Fator

UBS anuncia seus líderes no Brasil

Lywal Salles assume como chairman e presidente do Grupo UBS no Brasil, Eduardo Centola é nomeado CEO do UBS Investment Bank Brasil Daniel Mendonça Barros será o CEO da futura UBS Brasil Corretora.

São Paulo– O UBS anunciou hoje que fortaleceu sua equipe de liderança no Brasil com a nomeação de três diretores sênior. Lywal Salles chega ao UBS como chairman e presidente do UBS Group Brasil e Eduardo Centola como CEO do UBS Investment Bank no Brasil. Além disso, quando for consumada a aquisição da Link Investimentos, Daniel Mendonça Barros será nomeado CEO da UBS Brasil Corretora de Valores (corretagem e distribuição de valores) e responsavel pelos negócios com títulos no Brasil. Os três ficarão baseados em São Paulo.

“Construir uma posição forte no Brasil é uma prioridade para o UBS”, diz Robert Wolf, chairman e CEO do UBS Américas. “Com sua sólida economia em crescimento e com a expansão da base de riqueza, vemos um forte potencial para nossas áreas de negócios no Brasil.”

Carsten Kengeter, coCEO do UBS Investment Bank adicionou: “Assumimos o compromisso de trazer executivos de ponta para nossa operação no Brasil, para que o negócio cresça e se torne mais competitivo. Com esses líderes talentosos e experientes, vamos dar mais um passo para recuperar nossa posição de liderança no Brasil”.

Lywal Salles, 64, será o responsável pela coordenação e supervisão de todas as linhas de negócio do UBS no Brasil. Ele vem do Itaú, onde era presidente do Conselho do Banco Itaú Europa Internacional e Itaú Europa Securities. Entre 2002 e 2008, foi diretor executivo do Itaú Unibanco, responsável pela liderança do Itaú Private Bank e continuou na instituicao ate fins de 2009 cuidando da expansão internacional. Antes de entrar para o Itaú Unibanco, Salles deteve diversas posições no alto escalão do Citibank, como diretor regional para a América Latina para o segmento de clientes com alto patrimônio. Desempenhou também papéis sênior na corretora/distribuidora de valores e na divisão de banco comercial do Citibank na América Latina. Antes disso, ficou no The Chase Manhattan Bank durante 15 anos, tendo desempenhado diversos papéis em nível sênior na Ásia, EUA e América Latina. É bacharel em Ciências Econômicas, com pós-graduação em Engenharia Econômica pela UFRJ e mestrado em Administração pela Syracuse University, em Nova York

No UBS, Salles irá trabalhar diretamente subordinado a Robert Wolf, membro do Comite Executivo Mundial do UBS, e a Raul Esquivel, diretor do UBS Investment Bank para a América Latina.

Eduardo Centola, 42, vai liderar as áreas do UBS Investment Bank no Brasil. Ele vem do Standard Bank Group, onde seu último cargo foi CEO para as Américas. Antes disso, esteve no Goldman Sachs, onde foi codiretor do Latin America Investment Banking, depois de ocupar o cargo de codiretor do Latin America M&A e Latin America Technology, Media and Telecom Investment Banking. Antes de ingressar no Goldman Sachs, foi codiretor de M&A na Merrill Lynch. Centola tem MBA pela William E. Simon Graduate School of Business em Rochester, NY, EUA, e é bacharel pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. Ele se reportara a Raul Esquivel e a Lywal Salles.

Em seu papel como CEO da futura UBS Brasil Corretora e diretor responsável por securities, Daniel Mendonça Barros, 40, vai liderar as áreas de ações, títulos e de renda fixa do UBS no Brasil. No UBS, vai trabalhar sob coordenação de Centola e Neal Shear, global head of securities. Como sócio fundador da Link, está na empresa desde sua criação, em 1998. Antes da fundação da Link, trabalhou no Unibanco, nas áreas de gestão de fundos e de ativos de terceiros, e no Banco Planibanc, na área de negociação com ações. É diplomado em Ciências Econômicas pela Unicamp.

“Lywal, Eduardo e Daniel são profissionais talentosos e experientes com importantes relacionamentos locais e têm reconhecimento do mercado, tanto por sua sólida capacidade de liderança, como por sua capacidade de entregar resultados de primeira categoria a seus clientes”, comenta Esquivel. “É com grande satisfação que vemos esses executivos fazendo parte do UBS, impulsionando nossos esforços para atingir a liderança na prestação de serviços financeiros no Brasil.”

Como já anunciado, o UBS celebrou um contrato para a aquisição da Link Investimentos, a maior corretora e distribuidora de valores no Brasil, com uma forte posição em ações, análise de ações, derivativos de ações, produtos de câmbio cotados em bolsa, produtos de commodities e renda fixa. A transação deve ser concluída no quarto trimestre de 2010, sujeita à aprovação do Banco Central do Brasil. Após a integração da Link Investimentos, o UBS terá mais de 300 funcionários no Brasil. Além disso, o UBS dedicará todos os seus esforços na expansão dos negócios da recém-lançada Wealth Management Brasil.

O UBS se apóia em sua história de 150 anos para atender a clientes particulares, institucionais e corporativos em todo o mundo, assim como a clientes de varejo na Suíça. Combinamos gestão de patrimônio, serviços de banco de investimento e negócios de gestão de ativos com nossa operação suíça para entregar soluções financeiras de classe superior e na gestão dos CHF 2,2 trilhões em ativos investidos conosco.

O UBS está presente em todos os principais centros financeiros do mundo. Tem escritórios em mais de 50 países, cerca de 37% de seus funcionários trabalham nas Américas, 37% na Suíça, 16% no restante da Europa e 10% no Pacífico Asiático. O UBS tem cerca de 64 mil funcionários em todo o mundo. Suas ações são cotadas na SIX Swiss Stock Exchange e New York Stock Exchange (NYSE).

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN