Notícias | 4 de março de 2024 | Fonte: CQCS | Nicholas Godoy

Seguro D&O: garantindo a proteção financeira dos executivos em tempos de crise corporativa

O Seguro D&O, conhecido como “Directors and Officers”, é uma ferramenta fundamental para proteger os executivos e administradores em momentos desafiadores para as empresas. Em situações de falência, insolvência ou litígio, essa forma de seguro oferece uma camada crucial de segurança financeira, proporcionando tranquilidade aos líderes corporativos enquanto enfrentam os desafios impostos pela turbulência do mercado.

Para entender melhor o papel e os benefícios do Seguro D&O, conversamos com Ilan Kajan, Vice-Presidente de Riscos Corporativos da Alper Seguros, que compartilhou sua expertise sobre como esse produto pode ser um salva-vidas para os executivos em momentos de crise empresarial.

O Seguro D&O desempenha um papel crucial na proteção dos executivos contra responsabilidades pessoais decorrentes de suas decisões empresariais. Kajan enfatiza a importância deste seguro, destacando que ele oferece uma salvaguarda vital em casos de responsabilidade solidária ou subsidiária do executivo – “Esse produto é importante porque é uma forma de garantir – em caso de responsabilidade solidária ou subsidiária do executivo – que ele possa fazer frente a uma indenização solicitada por um terceiro reclamante, este que pode ser um fornecedor, cliente ou até mesmo a própria empresa tomadora”. Em tempos de recuperação judicial, falência ou litígio, o Seguro D&O pode ser a diferença entre enfrentar desafios financeiros esmagadores ou navegar com confiança pelas águas turbulentas do mundo empresarial – “No caso de uma recuperação judicial (RJ) ou falência, por haver uma intervenção judicial, a responsabilidade é agravada pela assunção de responsabilidade e obrigações de pagamento perante terceiros, passível em caso de descumprimento de cancelamento do benefício da RJ e multas impostas pelo poder judiciário”.

Por ser um produto completo, ele atende a diversos tipos de coberturas para dar total suporte aos executivos e aos donos de empresas, afirma ele – “Ele tem uma série de coberturas, entre elas: indenizações em caso de penhora online, custos de defesa em eventuais reclamações contra os executivos e indenização em casos de inabilitação profissional, entre outras. De forma a permitir que o segurado possa conduzir as suas atividades profissionais de forma imparcial e inidônea, tendo a proteção securitária em casos de uma eventualidade”, completa ele

Para garantir uma proteção adequada, Kajan ofereceu orientações sobre os cuidados que os executivos devem ter ao adquirir um Seguro D&O. Ele enfatizou a importância de verificar se o produto cobre eventos diretamente relacionados às atividades do executivo e se os limites de cobertura são adequados ao porte e faturamento da empresa segurada – “Em empresas que tenham um alto nível de exposição e/ou com capital aberto, e para executivos que tenham responsabilidade estatutária ou altos níveis de liderança dentro da corporação em que atuam”, afirma ele.

Olhando para o futuro, Ilan expressou otimismo em relação ao contínuo crescimento e evolução do Seguro D&O. Ele observou que, à medida que as empresas reconhecem cada vez mais os riscos associados às responsabilidades dos executivos, a demanda por esse tipo de seguro está em ascensão. Com um aumento significativo no volume de prêmios contratados, o Seguro D&O está se consolidando como uma parte essencial da estratégia de gerenciamento de riscos corporativos – “A responsabilidade em decorrência de um ato ou emissão praticada pelo executivo pode gerar uma obrigação de reposição muitas vezes maior do que uma indenização de um seguro de patrimônio, o que estimula startups/fundações/empresa, seja pública ou privada, a transferirem cada vez mais os riscos para o mercado securitário. Dessa forma, a nossa percepção é de que esse seguro seguirá crescendo nos próximos anos, com no mínimo de dois dígitos”, comenta.

Além de oferecer proteção financeira em casos de falência ou litígio, o Seguro D&O também proporciona uma série de benefícios abrangentes para os executivos. o Vice-Presidente ressaltou que o seguro cobre uma variedade de situações, incluindo indenizações, custos de defesa e inabilitação profissional, permitindo que os segurados conduzam suas atividades profissionais com confiança e tranquilidade – “É um benefício que muitas vezes está associado à política de Gente e Gestão/RH da companhia, onde na eventualidade de um sinistro, gera um conforto adicional a proteção que a própria empresa oferece ao mesmo de fazer frente às indenizações impostas em sendo comprovada a culpa do executivo”.

Em resumo, o Seguro D&O emerge como um aliado essencial para os executivos e administradores em meio às incertezas e desafios do mundo empresarial. Ao oferecer uma camada adicional de proteção financeira e tranquilidade, este tipo de seguro desempenha um papel fundamental na manutenção da estabilidade e confiança dos líderes corporativos em tempos de crise.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN