Santa Catarina passa a integrar o grupo de estados que contam a Rede Super Visão, fornecedora de perícia automotiva e vistoria. A nova loja funciona em Florianópolis (próximo ao Detran) e já possui mais de 100 unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.
O que passa ser oferecido, em Santa Catarina, são quatro serviços: declaração para transferência, perícia cautelar completa, perícia cautelar simples e pesquisa do cadastro do veículo. O resultado para o proprietário vai além da simples vistoria tradicional e envolve um diagnóstico da situação do veículo, tanto da parte técnica, como da burocrática.
A perícia cautelar é uma análise detalhada dos pontos de identificação previstos em um veículo (chassis, motor, câmbio, vidros, etiquetas de identificação e placas), além da verificação de existência de reparos estruturais significativos quando existentes. A perícia é realizada, também, junto a bancos de dados de órgãos competentes, que contêm informações oficiais sobre a situação legal do veículo (multas, impostos atrasados, etc) e inclui, ainda, uma pesquisa em relação a leilões, o que esclarece a procedência do veículo. ‘Em São Paulo, por exemplo, a maioria das pessoas só está comprando veículos que tenham passado por esse tipo de perícia e apresentem um laudo completo. É a certeza de segurança total, tanto para quem está vendendo, quanto para quem está comprando. Ajuda a eliminar o comércio de veículos furtados ou adulterados’, afirma João Roberto Pares, diretor da Super Visão em SC.
A tecnologia de inspeção que a Super Visão trouxe para Santa Catarina só tem similar em Brasília (dentro do território nacional). Trata-se do sistema internacional Car Test, que atende rigorosas normas de segurança e análise do veículo. A máquina que veio para Florianópolis custa em torno de R$ 400.000,00 e permite a quem está comprando, por exemplo, ter o exato diagnóstico do que está levando para sua casa. É o único sistema que faz os testes em condições de uso e esforço real, garantindo a identificação até de mínimas irregularidades. A inspeção se transforma, no final, em laudo técnico assinado por peritos e leva em média uma hora para ser realizada.
Durante esse período, são avaliadas questões relativas a suspensão, freios, motor, transmissão, instrumentos, emissões e chassis. Um software inteligente compara as especificações originais do veículo (de fábrica) com os dados obtidos em seu rendimento no teste. No relatório final, o proprietário ou futuro proprietário do veículo fica sabendo quanto efetivamente vale o veículo em relação ao preço previsto nas tabelas referenciais (como FIPE). Mesmo pequenas distorções como alterações do velocímetro e a existência de nova pintura ou uso de massas corretivas são captadas pelo sistema.
Pares explica que, em média, 35% dos veículos periciados apresentam restrições, ou seja, não estão dentro das normas de segurança e qualidade consideradas como referência pelo sistema de avaliação.