Em qualquer tipo de negócio, a falta de um processo de gerenciamento adequado pode ser um grande problema e, no mercado de seguros, não é diferente. O Portal da American Life, em artigo publicado, mostrou que muitos profissionais do ramo ignoram essa etapa e acabam sendo afetados.
A gestão de processos não envolve apenas as tarefas realizadas pelo gestor, mas todas aquelas realizadas pelos membros da equipe. Ou seja, para melhorar esses processos, é preciso analisar como o trabalho de cada um é feito e de que forma eles podem ser melhorados.
Ao adotar a gestão de processos, você passa a conhecer melhor o seu negócio e, assim, pode focar no que precisa para fidelizar clientes, aumentar sua carteira e conseguir fechar cada vez mais vendas.
Dicas para criar uma boa gestão de processos em corretoras de seguro
1. Mapeamento
O primeiro passo para uma boa gestão de processos dentro de uma corretora é mapear os processos que já possui e ver o que precisa mudar ou acrescentar. Com ele, é possível fazer um diagnóstico da corretora e saber o que está funcionando, o que precisa mudar e o que deve ser definitivamente eliminado.
2. Automação de processos
Existem ferramentas no mercado destinadas à automação de tarefas de trabalho, essenciais para uma boa gestão de processos. Por exemplo, se o corretor envia os mesmos modelos de e-mail com frequência, é uma ótima ideia poder contar com um software de automação de e-mail marketing para fazer esses disparos.
No mais, um sistema de gestão, quando bem instalado numa corretora de seguros, pode realizar uma revolução na organização e no fluxo de trabalho. As empresas de tecnologia estão desenvolvendo e aprimorando softwares e aplicativos para otimizar tarefas de controle de dados, informações e cálculos úteis no dia a dia das empresas que atuam no mercado de corretagem.
3. Acompanhamento
Não adianta mapear os processos da corretora e investir em excelentes ferramentas de automação se você não conseguir analisar os processos feitos, bem como medir, a partir de indicadores, sua efetividade para calcular o avanço que está sendo feito.
Se o trabalho executado não estiver atendendo às metas estabelecidas, é possível transformar o processo para que ele corresponda ao que foi planejado e, dessa forma, consiga levar a empresa a atingir os seus objetivos.