O banco ABN AMRO Real está investindo na ampliação do segmento Van Gogh, voltado para clientes de maior renda. Segundo o superintendente da área, Marcelo Aleixo, dez novas salas Van Gogh serão inauguradas no segundo semestre, sendo que outras seis foram abertas no primeiro semestre. “Nossa meta é crescer também cerca de 25% em termos de receita gerada no segmento esse ano”, diz.
Os espaços são instalados dentro das agências do ABN AMRO e funcionam como um local para que os clientes tenham atendimento diferenciado e acessem informações, além de fazer reuniões e assistir palestras com especialistas. Hoje, de acordo com Aleixo, há 78 salas Van Gogh, que estão mais concentradas nas cidades de São Paulo, Rio, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília.
“No ano passado, a receita cresceu 30%, enquanto no número de clientes aumentou 18%”, conta Aleixo. Para ter acesso ao serviço diferenciado, é preciso ter renda mensal comprovada mínima de R$ 4 mil ou R$ 40 mil disponíveis para investimento.
Lançado em 2004, o serviço Van Gogh já abrange cerca de 550 mil clientes, da base total de 4 milhões de correntistas do ABN AMRO. Entre 2002 e 2004, praticamente todos os bancos de rede de varejo lançaram segmentos diferenciados para clientes de renda maior, que ficam entre o público de varejo e o chamado ‘cliente private’. O Bradesco lançou o Prime e o HSBC criou o Premier. O Itaú e o Unibanco já tinham lançado os seus segmentos, o Personalitté e o Uniclass, respectivamente.
Segundo Aleixo, a estratégia do Van Gogh para tentar se diferenciar de concorrentes é focar em atender as necessidades reais do cliente. “Tentamos entender o que o cliente realmente quer para oferecer o serviço e o produto certos”, diz. Segundo ele, o cliente Van Gogh conta com uma assessoria diferenciada, com gerentes que podem ser acessados pelo telefone, até as 22h, e pela internet. Além da consultoria sobre investimentos, esses gerentes ajudam com soluções a problemas de crédito e seguros. De acordo com Aleixo, os clientes do segmento têm taxas diferenciadas e uma família de fundos exclusiva. “Também temos investido em palestras ou atendimento a pequenos grupos”, afirma o superintendente. “Também estamos começando a fazer eventos com economistas convidados, como o Mailson da Nóbrega”, diz.