Lojas com produtos diversos, centenas de pessoas circulando diariamente e trabalhadores atendendo clientes. Esse é o cenário encontrado nos shoppings centers do Brasil, que já somam 648, segundo o censo mais recente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Com ambientes cada vez mais dinâmicos e complexos, todos eles demandam soluções de segurança e proteção especializadas para gerenciar os riscos envolvidos.
Desde panes elétricas até vazamentos, os eventos que afetam os shoppings centers são um alerta constante para qualquer empresário. Um exemplo recente é o shopping Praia de Belas, em Porto Alegre, que permaneceu fechado por 18 dias após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio de 2024. O impacto econômico das enchentes em todo o estado foi estimado em R$ 100 bilhões, mas apenas 6% desse valor foi indenizado, segundo a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).
Esse cenário evidencia a crescente demanda por proteção de qualidade, algo que a Akad se propõe a oferecer. Recém-chegada ao setor de seguros para shopping centers, a seguradora digital investida pela GP Investimentos foca na proteção desses centros comerciais contra riscos como incêndios, explosões, vazamentos e infiltrações de água e esgoto provenientes das instalações, além de cobrir furtos de veículos nas dependências do segurado.
A Akad vai além, oferecendo cobertura para acidentes comuns com visitantes, como quedas em pisos molhados ou lesões por portas automáticas, além de proteger contra roubos de veículos no estacionamento, morte ou invalidez de funcionários, e danos aos conteúdos dos lojistas por incêndio ou explosão. O seguro também garante segurança jurídica ao cobrir responsabilidades civis por acidentes com visitantes e funcionários, além de proteger o patrimônio físico do empreendimento. O limite de cobertura é de R$ 50 milhões.
“A apólice permite que o shopping opere dentro de um padrão de segurança em situações emergenciais, agregando previsibilidade financeira e elevando a confiança de lojistas, clientes e investidores”, afirma Caroline Santos, coordenadora de RC da Akad.
Vale lembrar que, para agilizar a análise de subscrição e oferecer flexibilidade no pagamento para diferentes portes de empreendimentos, a seguradora digital se destaca pelo uso de Inteligência Artificial e tecnologias. Com isso, o prazo de emissão das apólices é de até 7 dias úteis, metade do prazo atual do mercado.
Negócio fechado com seis shoppings
Nas últimas semanas, a companhia firmou contratos com seis shoppings de médio e grande porte localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Alagoas. Além disso, outras dez negociações seguem em andamento, e a seguradora se prepara para receber mais de 60 solicitações de cotação até o final do ano.