Notícias | 9 de novembro de 2023 | Fonte: Insurtalks

Promover a inclusão pode elevar o quadro de inovação no setor dos seguros

Ampliação de perspectivas e entendimento do mercado global Em um mundo cada vez mais globalizado, a diversidade nas equipes de seguros pode refletir a complexidade e a diversidade dos mercados em que atuam. Ter profissionais que compreendem as nuances culturais e as demandas específicas de diferentes regiões possibilitam que as seguradoras desenvolvam soluções mais adaptadas e eficazes. “Um ambiente de trabalho mais inclusivo e diverso fortalece a retenção de talentos e potencializa o surgimento de ideias inovadoras para atender às necessidades de todos e gerar novos negócios”, revela a CNseg. A Confederação acredita que essas práticas são essenciais para o segmento dos seguros. Com isso, desenvolveu o Dia da Diversidade e Inclusão no Setor de Seguros, junto com a Cartilha de Boas Práticas para a Diversidade no Mercado Segurador, com o intuito de promover iniciativas que busquem expandir a variedade de colaboradores.

A inclusão financeira pode acelerar o crescimento das empresas

À medida que as populações anteriormente excluídas ganham acesso a serviços financeiros, incluindo seguros, isso não apenas beneficia os indivíduos, mas também impulsiona a expansão e a vitalidade do setor de seguros. No evento ITC DIA Europe que ocorreu em Barcelona, em uma roda de conversas, especialistas discutiram acerca da importância da inclusão financeira e da necessidade de diversificar o cenário das seguradoras em alguns países da África. Durante o bate-papo, revelou-se que o mercado de seguros no Quênia está quebrado e que, na África como um todo, a adesão aos serviços securitários não passa de 3%. Como causa disso, encontram-se a falta de ofertas que realmente atendam às necessidades da população atualmente e a carência de propostas inovadoras diferentes das já utilizadas pelas empresas que se encontram empacadas. O assunto traz grande impacto acerca das instituições financeiras, que, ao adotarem práticas que incentivem a inclusão, podem atrair benefícios para ambos os lados.

CEO aponta falta de inovação do setor

A CEO da companhia queniana Lami, Jihan Abass, reflete acerca das dificuldades de solidificação do mercado dos seguros no entorno africano. Ela aponta para a baixa confiabilidade dos clientes para com as empresas no processamento de sinistros. “Existem muitas seguradoras no mercado há muito tempo e muitas pessoas não conseguem confiar no que essas seguradoras oferecem”, revela Abass. Além disso, os serviços oferecidos pelas seguradoras não são completamente claros e, o que faz com que as pessoas não entendam efetivamente o que as políticas e diretrizes apresentam ao cliente. Ela afirma: “Não há esforço suficiente por parte das companhias de seguros para deixar claro o que estão oferecendo.” Esta situação indica justamente a resistência que as companhias têm frente à demanda inevitável de inovação.

Benefícios práticos da inclusão e da diversidade no setor dos seguros

Levando em conta o cenário citado, é imprescindível que as seguradoras adotem um posicionamento que garantam o destaque necessário para progredirem cada vez mais no setor. Quando as empresas estimulam a diversidade em suas equipes, elas geram respostas positivas em relação aos avanços no campo da inovação. Através dessa prática é possível obter perspectivas únicas, experiências variadas e uma gama mais ampla de habilidades. Dentre os benefícios, revelam-se:

  • Maior conexão com o cliente: Ao instigar a presença de integrantes diversos, atrelados ao trabalho em equipe, a empresa pode fornecer uma conexão maior com o cliente. Uma vez que colaboradores diversos podem atrair uma base de clientes igualmente diversificada, isso gera uma compreensão mais profunda em favor das necessidades e expectativas dos segurados, gerando a oferta de serviços mais alinhados com a realidade e as demandas variadas e melhorando a experiência do cliente.
  • Ideias inovadoras: Com um time que possui experiências e pensamentos variados, a construção de ideias inovadoras torna-se muito plausível. Dessa forma, as empresas podem ampliar as chances de identificar lacunas no mercado, além de oferecer serviços que se destaquem pela originalidade e relevância.
  • Desenvolvimento dos profissionais: Companhias que apoiam a diversidade acabam atraindo uma gama de profissionais aptos a conceder seus talentos nesse ambiente mais convidativo. Assim, incluindo essas pessoas em seus espaços, é possível alcançar resultados de qualidade, colaborando tanto para o aprimoramento das habilidades do profissional quanto para o caráter inovador da empresa a longo prazo.

A inovação vai além dos avanços da tecnologia

É importante que as seguradoras considerem que as inovações vão além do campo da tecnologia, mas também perpassam pela necessidade da diversidade nas relações sociais interpessoais. Dito isso, ao atentarem para um quadro mais diversificado no ambiente corporativo, as seguradoras não apenas cumprem um papel social importante, mas proporcionam a seus membros prosperar em um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico e desafiador. A partir disso, a inovação pode se intensificar em ambientes onde há variedade de pontos de vista, e pode garantir maior longevidade da empresa no mercado, ao inspirar o crescimento de ideias que se destaquem ainda mais no setor.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN