Notícias | 27 de setembro de 2024 | Fonte: CQCS l Manuella Cavalcanti

Projeto de Lei aprovado em Pato Branco (PR) amplia oportunidade de negócios aos corretores

Reprodução: Câmara Municipal de Pato Branco

Na última segunda-feira (23), o Projeto de Lei nº 48, de 2024, foi aprovado na Câmara Municipal de Pato Branco (PR). O regimento visa a obrigatoriedade de contratação de seguro de vida e de acidentes pessoais em competições realizadas no município. Frente a decisão, o CQCS conversou com Liciane da Luz, especialista no assunto, para entender o impacto da lei e as oportunidades para os corretores. 

O projeto tem, como objetivo, beneficiar os atletas que competem em Pato Branco e os atletas pato-branquenses que representam a cidade, seja em competições estaduais, nacionais ou internacionais. 

Liciane da Luz, fundadora e head de negócios na Atleta Seguro, corretora especializada em soluções específicas para o mercado esportivo, explicou que a aprovação de legislações, como o PL nº 48, impacta o Mercado de Seguros ao criar uma demanda obrigatória por apólices específicas para atletas. “Isso não apenas expande o mercado, mas também incentiva o desenvolvimento de produtos especializados que atendam às novas exigências legais”, disse. 

De acordo com a especialista, a obrigatoriedade de cobertura para acidentes e seguro de vida em competições traz mais segurança financeira aos atletas e minimiza riscos jurídicos para as instituições esportivas. Isso porque esse tipo de produto garante uma rede de proteção em caso de acidentes, invalidez permanente total ou parcial, morte e despesas médicas em caso de lesões. 

“Para atletas amadores, isso é especialmente importante, pois, ainda que não vivam do esporte, estão expostos a acidentes que podem causar impacto significativo na vida pessoal e profissional”, informou. Para os esportistas profissionais, outras coberturas também podem ser fundamentais, como o seguro de invalidez profissional, pois oferece cobertura em caso de lesões que impeçam a continuidade da carreira esportiva. “Além disso, o seguro saúde pode garantir acesso a tratamentos médicos especializados e de alto custo, como cirurgias, fisioterapia avançada e reabilitação, muitas vezes não cobertos por planos tradicionais”, completou. 

Além dos seguros de vida e de acidentes pessoais, outras coberturas podem ser muito vantajosas para atletas e organizadores de eventos esportivos. Para atletas, o seguro de invalidez profissional é uma opção importante, pois oferece cobertura em caso de lesões que impeçam a continuidade da carreira esportiva. Já o seguro saúde pode garantir acesso a tratamentos médicos especializados e de alto custo, como cirurgias, fisioterapia avançada e reabilitação, muitas vezes não cobertos por planos tradicionais.

Para os organizadores de eventos esportivos, o seguro de responsabilidade civil é essencial. Ele protege contra reclamações por danos materiais ou corporais causados a terceiros durante a realização de eventos, como acidentes com espectadores ou problemas com a infraestrutura. 

A obrigatoriedade de contratação do seguro de vida e acidentes pessoais não é só benéfico para os atletas. Aos corretores de seguros, a exigência se torna uma oportunidade para ampliar a carteira de clientes e expandir os negócios, principalmente ao oferecer soluções adaptadas para atender às novas demandas das instituições e atletas. 

“Eles podem explorar a necessidade crescente de apólices específicas, como as de seguro de vida e acidentes pessoais, apresentando pacotes que se adequem às exigências legais”, destacou. “Além disso, investir em educação para os clientes sobre a importância dessas coberturas e participar de eventos esportivos pode ampliar a visibilidade e gerar novas oportunidades de negócio, aproveitando o aumento da formalização e regulamentação do setor”, finalizou.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN