A Icatu Seguros desenvolveu sua ação de final de ano com o conceito “Cuide de sua saúde financeira”, para estimular aportes esporádicos nos planos de previdência. A expectativa é que a campanha gere uma arrecadação 29% maior do que a do ano anterior. Para alcançar esse objetivo, a seguradora aposta na diversidade de canais de venda e ferramentas de comunicação. Uma das ações, inovadora no mercado, é o uso do SMS (mensagem via celular) com linha do código de barras digitável para pagamento do aporte. “Além de reforçar a importância do benefício fiscal da previdência complementar*, é o momento para estimular os clientes a reverem suas decisões financeiras tomadas ao longo do ano e ajudá-los a refletir sobre o futuro” – afirma Adriana Cardoso, gerente de Canais Alternativos da Icatu Seguros.
Para desenvolver o conceito da campanha, a Icatu Seguros testou a receptividade em pesquisa realizada após a declaração do imposto de renda 2012, que tinha como objetivo saber se os clientes aproveitaram o benefício fiscal. A seguradora dividiu a base de clientes e fez as mesmas perguntas, porém com duas abordagens diferentes para cada grupo, uma mais direta e outra lúdica, com discurso de check up financeiro e um personagem médico, que seria “Especialista em saúde financeira”. O enfoque lúdico obteve 90% a mais de acessos à pesquisa e um resultado 33% maior.“Com base nesse resultado batemos o martelo e criamos uma campanha bem humorada e direta, dando leveza ao tema” – afirma Humberto Sardenberg, superintendente de Marketing da Icatu Seguros.
Os clientes são convidados a fazer um “Eletrograna” para avaliação de sua saúde financeira e são alertados sobre a importância da contribuição adicional nessa época do ano. O aplicativo contempla seis perguntas com três opções de respostas. O participante receberá seu “Eletrocardiograna” indicando como está a sua saúde financeira: ruim, regular e boa. “O resultado será como um autêntico eletro de consultório, com gráficos que simulam batimentos cardíacos, mas fazendo referência à saúde financeira. Para cada diagnóstico, daremos uma recomendação”- comenta Humberto.