Notícias | 12 de maio de 2023 | Fonte: Porto

Porto registra lucro de R$332.8 milhões no 1T de 2023

Crescimento foi 90% maior que o mesmo período do ano anterior

Os resultados da Porto no primeiro trimestre de 2023 apresentaram aumento de receitas nas quatro verticais de negócios em comparação com o mesmo período de 2022. O lucro líquido atingiu R$ 332,8 milhões, um crescimento de 90,1%, que representa o maior resultado da Companhia para um primeiro trimestre.

No trimestre, o crescimento de receitas foi expressivo, com um aumento de 26,5% (vs. 1T22) e ampliação de 10,2% em número de clientes, alcançando 12,7 milhões de consumidores dos produtos e serviços da Companhia. Nas verticais, foram registrados crescimentos de receitas, que fecharam o período com os seguintes números (vs. 1T22): Porto Seguro com R$ 4.768,8 milhões (+24,1%); Porto Saúde com R$ 976 milhões (+32,7%); Porto Bank com R$ 1.105 milhões (+11,1%); e Serviços com R$ 147,5 milhões (+50,2%).

Na Porto Seguro, vertical que responde pelos produtos e serviços de seguros da companhia, as receitas do trimestre aumentaram 24,1% (vs. 1T22), impulsionadas principalmente pelo seguro Auto, que registrou 25,5% de incremento nos prêmios emitidos em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os seguros de Ramos Elementares avançaram 20,8% (vs. 1T22), com destaque para o Empresarial, Residencial e Celulares. Outro destaque é para o segmento de Vida, que obteve aumento de 16,8% no período, liderado por Vida em Grupo e Prestamista.

O Índice Combinado da Vertical Seguros melhorou substancialmente, atingindo 91,1% (-8,7 p.p. vs. 1T22), explicado principalmente pela redução na sinistralidade do Auto, decorrente do aprimoramento na subscrição de riscos, aumento no controle de sinistros e recomposição tarifária.

A vertical Porto Saúde obteve uma superação de 32,7% nas receitas do trimestre (vs. 1T22), alavancado pela expansão de 35,4% nos prêmios do seguro Saúde, cuja carteira obteve um incremento de 58 mil vidas ante o mesmo período do ano anterior, alcançando 427 mil vidas. Os dados representam o maior lucro histórico da vertical de saúde da Porto em comparação com o mesmo período de anos anteriores. Nesta segmentação, o lucro líquido foi de R$ 43 milhões, o que aponta alta de 19% em relação à apuração de 1T 2022.

A vertical de negócios financeiros, representada pela marca Porto Bank, obteve avanço de receita na ordem de 11,1% (vs. 1T22), com ênfase para a expansão de 23,5% nas receitas de Consórcio e para o aumento de 240 mil negócios na vertical. Já a inadimplência das Operações de Crédito acima de 90 dias aumentou 0,4 pontos percentuais em comparação ao trimestre anterior, mas permaneceu 0,8 pontos percentuais abaixo da média de mercado.

Já no segmento de Serviços*,a companhia registrou crescimento de 50,2% nas receitas (vs. 1T22), tendo um aumento de 41% na quantidade de usuários no modelo B2B nos últimos 12 meses em relação ao mesmo período do ano anterior. O crescimento do público está alinhado com a estratégia da Empresa de gerar valor por meio da ampliação da oferta de serviços para novos segmentos. Ao total, a Porto realizou 1,2 milhão de assistências por meio dos prestadores de serviços neste trimestre.

O índice de eficiência operacional obteve uma melhora de 0,6 pontos percentuais no trimestre (vs. 1T22), alcançando um dos melhores patamares históricos da Companhia, decorrente dos ganhos de produtividade observados ao longo dos últimos anos.

O retorno sobre as aplicações financeiras (ex-previdência) foi de R$ 293,6 milhões, o que representa uma rentabilidade equivalente a 79% do CDI. A rentabilidade do trimestre foi impactada principalmente pelo desempenho das alocações em renda variável. No comparativo anual, o resultado financeiro avançou 35,9% (vs. 1T22), atingindo R$ 162,8 milhões.

O período foi marcado também pela rentabilidade sobre o patrimônio de 12,4%, uma elevação de 4,9 pontos percentuais em comparação com o primeiro trimestre de 2022. Com isso, o ROAE ajustado, excluindo os efeitos dos ativos intangíveis, foi de 13,4% no 1T23.

A empresa também foi eleita a 16ª marca mais valiosa do país pela Interbrand e esteve no 1º lugar do ranking de melhores serviços do Estadão pela sexta vez consecutiva.

Principais destaques (1T23 em comparação com 1T22): 

•                    Receita Total: R$ 7.240,6 milhões (+26,5%) 

•                    Receita Porto Seguro: R$ 4.768 milhões (+24,1%) 

•                    Receita Porto Bank: R$ 1.105 milhão (+11,1%) 

•                    Receita Porto Saúde: R$ 976 milhões (+32,7%) 

•                    Receita Serviços: R$ 148 milhões (+50,2%) 

•                    Lucro Líquido: R$ 332,8 milhões (+90,1%) 

Sobre a Porto

A Porto é mais que uma seguradora, é um ecossistema de soluções de serviços de proteção com tecnologia embarcada, para melhorar e facilitar a experiência do cliente. Com mais de 75 anos de mercado, a companhia possui três verticais de negócios: Porto Seguro, Porto Saúde e Porto Bank. Além de 12,7 milhões de clientes únicos, 13 mil funcionários, 13 mil prestadores de serviço e 34 mil corretores parceiros, a empresa conta ainda com 55 sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil. Ao todo, 27 empresas fazem parte do universo Porto Seguro – entre elas: Azul Seguros, Itaú Seguros de Auto e Residência e Porto Seguro Uruguay. Em 2022, a Companhia apresentou R$ 28 bilhões de receita e lucro líquido de R$ 1,13 bilhão. O momento é de aceleração do crescimento e expansão de novas frentes de negócio para lançar cada vez mais produtos inovadores e ser cada vez mais um porto seguro para as pessoas e seus sonhos.

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