A Polícia Civil do Estado de Santa Catarina descobriu que dois empresários de Pouso Redondo, no Alto do Vale do Itajaí, estariam simulando furtos na própria empresa para receberem o valor do seguro. As informações foram divulgadas no telejornal NSC Notícias da TV NSC.
Os suspeitos, que não tiveram as identidades reveladas, são donos de uma transportadora e, segundo as investigações, estariam envolvidos em um furto de carga em Gaspar, em dezembro de 2022. O caminhão da empresa iria transportar uma carga de óleo de soja, avaliada em R$ 450 mil, porém a mesma nunca chegou ao seu destino, em Pernambuco. Na ocasião, o motorista apresentou um Boletim de Ocorrência falso.
No ano de 2021, um dos proprietários da empresa teve prisão decretada quando furtou uma carga de cerveja, porém foi solto ao alegar problemas de saúde e passou a usar tornozeleira eletrônica. Em 2022, o mesmo passou a transportadora para o nome de um sobrinho. A Polícia afirma que os dois chegaram a provocar um acidente com o caminhão da transportadora para receber o seguro do mesmo, avaliado em R$ 400 mil, porém esse valor não chegou a ser pago.
A investigação também constatou que os criminosos teriam praticado roubos nos Estados do Mato Grosso, São Paulo e Paraná. Tio e sobrinho foram presos e responderão pelos crimes de furto qualificado, tentativa de estelionato, uso de documentos falsos e associação criminosa.