Notícias | 14 de julho de 2022 | Fonte: CQCS I Luana Neiva

PIER dá dicas de quando acionar a indenização do seguro

Não é novidade para ninguém que o seguro é um serviço que ajuda na segurança diária e antes de acionar a seguradora é preciso levar em consideração algumas situações como: benefícios disponíveis na apólice, prazo para que seja feito o pagamento, qual o tipo de indenização no contrato, se é necessário pagar franquia e a forma como acionar a empresa. Pensando nisso, a PÍER falou sobre cada condição. Confira:

Benefícios disponíveis na apólice

A primeira coisa que o segurado precisa fazer antes de entrar em contato com a sua empresa é saber tudo o que está disponível na sua apólice, principalmente sobre os serviços e benefícios, ou seja, as formas que a empresa pode te ajudar conforme o que acontecer e, principalmente, se há a possibilidade de receber o reembolso e qual é o montante total.

Isso é muito importante à medida que muda tudo quando falamos na possibilidade de acionar a empresa, já que não adianta tentar pedir auxílio para algo que você não possui no plano. Por outro lado, além de estar disponível dentro da apólice para consulta a qualquer momento, é possível descobrir isso durante o processo de cotação de seguro, antes mesmo de fechar o contrato, onde você confere tudo o que terá no serviço.

Prazo para que seja feito o pagamento

Para quem se pergunta quanto tempo leva para a seguradora pagar a indenização, conforme as normas da Susep, a indenização demora até 30 dias para ser feita após sinalizado o ocorrido, e esse período vale também para o conserto do veículo, se necessário. No entanto, dependendo da política da seguradora de veículos, é possível ser feito mais rapidamente.

Além disso, o segurado precisa se atentar, a fim de que o processo não seja maior do que esse e para que você tenha a sua situação resolvida sem complicações, é fazer a entrega de todos os documentos solicitados.

Aqui estamos falando de ter um boletim de ocorrência sobre o ocorrido, RG e CPF, comprovante de residência, carteira de habilitação, prontuário médico (caso tenha sido necessário um atendimento médico), documento do carro segurado, documentos atualizados do veículo e uma cópia do documento de compra e venda do automóvel com firma reconhecida.

Qual o tipo de indenização no seu contrato

Outro ponto fundamental de saber é qual o tipo de reembolso que está disponível no plano, analisando sobre o ponto de ele ser fixo ou variável. No primeiro caso, será ressarcido um valor pré-definido, com limites mínimos e máximos, independente do que acontecer.

A segunda, por sua vez, leva como base a Tabela FIPE, onde o segurado pode escolher o valor de ajuste de acordo com as normas da empresa, podendo ser de até 100% do descrito na tabela ou, em alguns casos, até mais do que isso.

Por outro lado, é importante analisar a diferença entre a indenização parcial e integral. A primeira ocorre quando os valores não passam de 75% do valor total do carro, onde seria necessário apenas um conserto, e a segunda é nos casos de perda total, roubo ou furto do veículo quando ele não é localizado posteriormente.

É necessário pagar a franquia?

A franquia de seguro é um tema que divide opiniões quando falamos sobre a proteção para os carros e que você precisa pagar caso ela esteja presente no seu plano, sendo obrigatório caso decida acionar a seguradora.

Não importa se o segurado sofreu apenas pequenos danos, como um risco no para-choque, por exemplo, ou estragos mais fortes, como um amassado na lataria; a pessoa terá que pagar o valor acordado com a seguradora. Aqui vale a conta se a despesa vale ou não o acionamento. Já nos casos de perda total, você não terá nenhuma despesa com esse ponto.

A forma de acionar a empresa

Por último, mas não menos importante, saber como acionar o seguro é algo indispensável se você quer usar os serviços contratados com a empresa. Aqui, devemos lembrar que normalmente isso é feito por meio de uma ligação telefônica, onde você explica o que aconteceu, onde o seu veículo está localizado e o estado dele.

Entretanto, se o seu plano for da modalidade de seguro online, um tipo que tem crescido bastante atualmente e é caracterizado por bons serviços, é possível resolver a situação por meio do aplicativo da empresa ou usando o WhatsApp ou outro app de mensagem instantânea e, com apenas alguns toques, você sinaliza o ocorrido e evita dores de cabeça.

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