Notícias | 30 de março de 2022 | Fonte: CQCS | Sueli Santos

Os veículos mais cotados para fazer seguro auto

Pesquisa da TEx identifica os carros mais cotados no mês de fevereiro. O estudo faz parte do Índice de Preços do Seguro Automóvel (IPSA) e mostra que o Onix foi o carro mais desejado, tendo representado 14,7% do volume total, seguido por HB20 (9,8%) e Kwid (6,3%). O Top 10 apresentado nesse ranking representa 66% do total de automóveis cotados no período em questão. Por último, ficou o modelo Honda HR-V, com 4%.

O levantamento acompanha a variação mensal dos preços do seguro auto de acordo com gênero, região, faixa etária e idade do veículo e, também, mostrou que o valor do seguro se manteve estável em fevereiro, ante o mês anterior.

Nos dois primeiros meses do ano, ao contratar o serviço para um automóvel de R$ 50 mil, o Índice estava fixado em 5,7% e o segurado pagava R$ 2.850 pelo serviço. Em dezembro de 2021, o percentual era de 5,3%, o que implicaria no valor de R$ 2.650.

O estudo da TEX mostra informações quanto a evolução dos valores por gênero e indica que o valor final do seguro é 15% mais caro para os homens. Isso acontece porque os homens se envolvem mais em acidentes graves e com perda total do veículo.

Quando a comparação é por faixa etária, o índice mostra que os motoristas mais novos costumam pagar mais pelo seguro. A ‘geração Z’ (1990-2014) paga 8,2%, quase o dobro do que os ‘Baby Boomers’ (1943-1964), que pagavam 4,4%.

Outro ponto analisado é a região em que o segurado mora. Cidades que possuem de 5 a 10 mil habitantes possuem o seguro mais barato do mercado, enquanto os motoristas de cidades entre 100 e 500 mil habitantes pagam o maior valor.

Outros fatores que interferem nos preços dos seguros são a idade do veículo, o preço dele na tabela Fipe e a quantidade de KMs rodados. O estudo aponta que o valor do seguro para um carro usado, de 6 a 10 anos, custa quase o dobro (7,3%) de um zero KM (4,2%).

O índice é produzido com base nos dados do TEx Analytics, ferramenta de inteligência de mercado desenvolvida pela companhia e é dividido em seis indicadores, medindo a inflação geral e levando em consideração segurados de ambos os sexos de todo o país.

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