Notícias | 24 de agosto de 2023 | Fonte: Susep

Open Insurance começa a ser utilizado para disponibilizar informações públicas do setor

Sistema desenvolvido permite comparar produtos de seguro, previdência complementar aberta e capitalização

As informações disponibilizadas por meio do Open Insurance viabilizaram o desenvolvimento, por parte da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), da plataforma Encontre seu Seguro, cuja principal função é consultar e comparar as coberturas de seguros, modalidades de planos de previdência e periodicidade de sorteios de títulos de capitalização oferecidos por cada uma das sociedades participantes do Open Insurance.

Regulamentado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), o Open Insurance, ou Sistema de Seguros Aberto, possibilitará que consumidores de produtos e serviços de seguros, previdência complementar aberta e capitalização permitam o compartilhamento de suas informações entre diferentes sociedades autorizadas/credenciadas pela Susep, de forma segura, ágil, precisa e conveniente.

Para entregar esses benefícios ao consumidor, o Open Insurance operacionaliza e padroniza o compartilhamento de dados e serviços por meio de abertura e integração de sistemas, com privacidade e segurança.

As informações utilizadas na nova ferramenta são aquelas disponibilizadas na Fase 1 do Projeto Open Insurance, que englobam informações de caráter público, tais como produtos comercializados e suas coberturas, canais de atendimento presenciais, telefônicos e eletrônicos.

Com o avanço do projeto e a conclusão das fases 2 e 3, mais produtos e serviços surgirão, permitindo ao consumidor acessar e compartilhar seus dados, quando desejar, com outras seguradoras e terceiros.

Saiba mais sobre o Open Insurance na página oficial do projeto no site da Susep.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN