Notícias | 26 de julho de 2022 | Fonte: CQCS l Alicia Ribeiro

Novos cursos focados em cuidado com idosos são lançados pelo Instituto Unimed

Array

A Unimed Nacional, por meio do Instituto Unimed, desde o início da pandemia de Covid-19, vem consolidando seus programas voltados para envelhecimento ativo e para a saúde na terceira idade. Nesta terça-feira (26), dia de celebrar o Dia dos Avós, o Instituto anuncia o lançamento de três novos cursos direcionados para quem quer trabalhar com esse público. São eles: Introdução à gerontologia, Camareira Hospitalar e Etiqueta Profissional para cuidadores de idosos.

Os novos cursos tem duração de 68 horas no total e são presenciais e/ou online e gratuitos. Além disso, são considerados de extensão e aprimoramento do já consolidado curso de Cuidador de Idosos que, ao longo dos anos, formou mais de sete mil profissionais, somando quase 230 mil horas de treinamento e quase 18 mil participantes.

O curso, realizado em parceria com a Faculdade Unimed, foi 100% adaptado para o ambiente online durante a pandemia, permitindo que interessados de todas as regiões do Brasil participassem e pudessem aprofundar o conhecimento sobre a importância do cuidador na sociedade.

“Nossos programas reforçam a importância das ações em prol do idoso na sociedade. A cada ano recebemos feedbacks indicando que as turmas estão cada vez mais motivadas”, afirma Luiz Paulo Tostes Coimbra, presidente da Unimed Nacional. “É importante frisar que os alunos estão sempre acompanhados de especialistas para monitoramento e acompanhamento regular.”

As ações do instituto demonstram o compromisso da Unimed com a gestão integral da saúde tendo em vista, sobretudo, o envelhecimento da população brasileira.

Dados do IBGE apontam que o índice de pessoas com 60 anos ou mais aumentou de 11,3% para 14,7% entre 2012 e 2021. No período, o número de brasileiros nessa faixa etária subiu de 22,3 milhões para 31,2 milhões, um aumento de 39,8%.

Aprendendo a cuidar

O curso de Cuidador de Idosos é gratuito e dinâmico, levando aos estudantes técnicas para prestar um atendimento assertivo, com as melhores práticas para auxiliar famílias e equipes médicas do indivíduo. Com mais de 80 horas de duração, a formação tem uma grade robusta de conteúdo, com pautas sobre o envelhecimento, introdução à gerontologia, alimentação, doenças e a autonomia do idoso. Há ainda simulações de situações do cotidiano e, claro, cuidados e atenção na rotina diante da Covid-19. 

São 16 atividades para que o aluno possa ser aprovado. Além do acompanhamento nas aulas, ele precisa atingir um mínimo de 70% de aproveitamento em cada atividade.

“Em um país em que o desemprego é alarmante e o respeito aos idosos ainda tem muito a evoluir, as empresas têm a missão de olhar muito além de seus muros”, avalia Coimbra.

O curso Cuidador de Idosos, oferecido pela Faculdade Unimed, é direcionado para pessoas maiores de 18 anos com ensino médio completo. As inscrições podem ser realizadas em: unimed.me/cursocuidadores. Não é necessário ser profissional da saúde para participar.

Sempre na ativa

O conhecimento oferecido para cuidar de idosos faz parte do Programa Unimed Ativa, que atua também no Núcleo de Qualidade de Vida do Idoso. Trata-se de um projeto multidisciplinar que conta com aulas online e gratuitas para trabalhar questões relacionadas ao envelhecimento de forma mais equilibrada e positiva.

O seu objetivo é a estimulação física, cognitiva e emocional de pessoas com mais de 60 anos. Para isso, os idosos têm o apoio de uma equipe multiprofissional formada por educador físico, professor de dança, fisioterapeuta, musicoterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista e psicólogo.

Desde sua criação, em 2014, o Núcleo de Qualidade de Vida do Idoso já atendeu cerca de mil idosos. Em 2023, o programa está previsto para voltar com suas atividades em modo presencial também.

Atualmente, 300 idosos divididos em turmas participam do núcleo e realizam atividades duas vezes por semana em diversos horários. As inscrições para o Núcleo de Qualidade de Vida do Idoso podem ser feitas online. Qualquer pessoa acima de 60 anos, em qualquer lugar do Brasil, pode fazer parte do programa. Para efetuar a inscrição é necessário o envio de e-mail para [email protected]. Para mais informações acesse: https://www.centralnacionalunimed.com.br/unimedativa. A participação nas atividades demanda, além da inscrição prévia, o uso de computador ou smartphone com acesso à internet.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN