Notícias | 14 de novembro de 2024 | Fonte: CQCS | Adriane Sacramento

Não adianta ter dados se você não souber o que fazer com eles: insights de líderes sobre a gestão estratégica

Rafael de Albuquerque, CEO da Zoox, Eduardo Viegas, vice-presidente de Operações da Kovr Seguradora, e Antonio Sánchez, vice-presidente do Departamento de Dados e Conectividade da Solera, estiveram no painel “Dados na Criação de Novos Negócios” do CQCS Insurtech & Inovação 2024, realizado na sala “Denise Bueno”. Os especialistas discutiram as melhores práticas para coletar, analisar e interpretar dados, transformando informações brutas em insights valiosos que ajudam na tomada de decisões estratégicas.

A Zoox identificou uma tendência crescente entre seus clientes: muitos estavam coletando grandes quantidades de dados por meio de tecnologia, mas não sabiam como organizá-los e extrair valor real deles. Para ajudar a resolver esse problema, a empresa decidiu criar uma solução. “A gente começou a perceber que os nossos clientes trazem muitos dados a partir da tecnologia, mas muitos não sabem o que fazer com esses dados. Por isso, começamos a ajudá-los a organizar essa base de dados”, comentou o CEO da empresa.

Com isso em mente, a Zoox desenvolveu a Zoox Eye, uma plataforma que organiza e transforma dados em informações acionáveis. Ela simplifica a análise de grandes volumes de dados, permitindo que as empresas tomem decisões mais informadas e personalizem seus serviços conforme as necessidades do mercado, aproveitando ao máximo o potencial dos dados de forma eficiente e estratégica.

Saber como aplicar as informações é fundamental, segundo o COO da Kovr Seguradora. “Não adianta ter dados ou informações se você não sabe o que fazer com eles”, pontuou Viegas. “Na utilização dos dados, nosso objetivo é fazer com que a experiência final seja relevante”, acrescentou.

O uso de dados desempenha um papel central na criação de experiências de valor para os clientes, sendo crucial que essas experiências sejam simples, onipresentes e pessoais. “A gente entende que o uso dela deve criar experiência simples, onipresente e pessoal”, afirmou Viegas. Quando surgem novas oportunidades, a estratégia adotada envolve utilizar dados dos parceiros para impulsionar novos negócios.

A seguradora, por sua vez, se posiciona como a base por trás da operação, garantindo a solidez do processo. “Nós somos a seguradora por trás, o veículo garante a operação”, completou. Dentro desse contexto, os dados são fundamentais para garantir a criação e a aderência de produtos que atendam às necessidades do mercado. “Nessa jornada, os dados são extremamente fundamentais para criação e aderência de produtos”, afirmou. Por fim, a oferta do produto não pode ser impessoal, mas sim algo que seja relevante para o cliente. “A oferta do produto não pode ser uma oferta fria”, concluiu Viegas.

Já Sánchez explicou como a empresa tem impulsionado a transformação no setor de reparação e automação de sinistros de automóveis. “Transformamos e criamos soluções para os clientes, na reparação e automação do sinistro de automóvel”, afirmou. A Solera, especializada em soluções tecnológicas para o setor automotivo e de seguros, utiliza dados para otimizar esses processos.

O executivo também destacou o grande volume de informações processadas pela empresa: “Dentro dos dados, temos mais de 200 mil ligações”, ressaltando a importância dessa base de dados para melhorar a precisão e agilidade na resolução de sinistros e, consequentemente, oferecer um serviço mais eficiente e personalizado aos clientes.

Clique aqui e confira o registro do painel. 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN