A área de massificados da Marsh, empresa do grupo Marsh & McLennan Companies, lançou neste mês três seguros exclusivos para aposentados e pensionistas. O projeto de desenvolvimento dos seguros, realizado em parceria com a GE Money e QBE Brasil Seguros vai oferecer ao público da terceira idade os seguros Lar Seguro (residencial), Saúde Total (diária de internação hospitalar) e Vida Total (acidentes pessoais).
Inicialmente, a Marsh vai abordar uma base de 400 mil clientes da GE Money e a expectativa é ter 30 mil seguros vigentes até o final deste ano.
“Os seguros serão ofertados aos aposentados e pensionistas clientes da GE Money que adquirirem empréstimos consignados. As vendas dos massificados serão potencializadas por meio de um Call Center ativo e outro receptivo”, diz o presidente da Marsh Brasil, Flávio Bauer. Cada produto contará com uma assistência diferenciada. O Lar Seguro terá um custo mensal de R$ 13,90 e vai oferecer coberturas contra incêndio, queda de raio e explosão, assistência emergencial 24 horas (chaveiro, encanador, eletricista) e check up.
O Lar Seguro, que também tem um custo de R$ 13,90, terá coberturas por morte acidental, invalidez permanente total por acidente, assistência pessoal, orientação nutricional e profissional, informações sobre entretenimento e sorteio de viagens. O Vida Total, que também tem um custo de R$13,90, terá coberturas por morte acidental, invalidez permanente total por acidente, assistência pessoal, orientação nutricional e profissional, informações sobre entretenimento (voltado para terceira idade) e sorteios.
Já o Saúde Total, por sua vez, vai oferecer diária de internação hospitalar, cobertura por morte acidental, assistência saúde (enfermagem 24 horas em caso de emergência, desconto em medicamentos) e assistência funeral básica decorrente de acidente, ao custo mensal de R$ 14,90. “A terceira idade é formada por um grupo muito heterogêneo. Estrategicamente, desenvolvemos produtos com atributos e benefícios específicos para atender os interesses deste público que cresce cada vez mais com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros”, afirma.
Segundo Clarena Velasquez Furtado, diretora de cartões e seguros da GE Money Brasil, o lançamento faz parte da estratégia dos parceiros em abordar um público ainda pouco explorado na oferta de seguros massificados. “Investimos na inovação e na especialização de todos os nossos produtos para atender ao enorme potencial de crescimento do mercado de seguros no País. Oferecer produtos com coberturas e assistências desenvolvidas especialmente para este público é uma grande oportunidade em um segmento ainda pouco explorado e que carece deste tipo de serviço no Brasil”, diz.
O presidente da QBE Brasil Seguros, Alessandro Jarzynski, os produtos que as empresas vão oferecer estão alinhados com a estratégia da QBE no Brasil. “Os seguros para a terceira idade devem contribuir para ultrapassarmos a marca de 2 milhões de segurados neste ano”, calcula o executivo. “Hoje a QBE tem mais de 1 milhão e 600 mil segurados no país”, completa.
O lançamento dos três seguros para pensionistas e aposentados faz parte da estratégia de crescimento da área de Affinity da Marsh. Recentemente, a empresa desenvolveu os seguros educacionais Meu Futuro e Estudo Garantido, em parceria com as empresas de energia Ampla (Rio de Janeiro) e Coelce (Ceará), respectivamente. Lançou também o Seguro Solidário Infância, um massificado de acidentes pessoais em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) no Brasil.
Segundo Bauer, este é um dos segmentos que mais cresce dentro da corretora e consultoria Marsh. Atualmente, as operações de massificados que possui cinco milhões de segurados em carteira e representam 24% da receita da companhia. Em 2007, a unidade Affinity registrou crescimento de 18% na receita, puxada por distribuição de seguros via operadoras de cartão de crédito, empresas de energia e redes de varejo. O volume de prêmios evoluiu e bateu a marca de R$ 342 milhões, 31% maior que os R$ 259,1 milhões registrados em 2006.