Notícias | 15 de outubro de 2014 | Fonte: Revista Opinião.Seg

Magia de ser Corretor

por Fábio Luchetti – Presidente da Porto Seguro

A comemoração do Dia dos Corretores de Seguros neste ano terá um sabor especial, por coincidir com a proximidade dos 50 anos em que a corretagem foi prevista por lei no Brasil. Nesta data, sempre nos perguntam sobre a importância do Corretor e costumamos responder de forma institucional, isto é, que ele representa o consumidor perante as seguradoras, ofertando a melhor opção para cobrir seus riscos.

Quando fui convidado a escrever sobre o Corretor de Seguros, comecei a pensar em como expressar meu ponto de vista de uma forma nova. Então, lembrei-me das pessoas que me influenciaram no Mercado de Seguros. Com esse pensamento, decidi que contar uma história
da minha vida poderia ser uma homenagem diferente.

Era uma vez, um senhor chamado Renato, que morava no centro de São Paulo e era profissional de corretagem de seguros. Ele era meu tio-avô e, além de corretor, trabalhava como mágico nos fins de semana em festas de família ou de empresas para complementar a renda.

Como meu pai tinha alguns problemas de saúde, minha mãe me deixava com o tio Renato nos fins de semana. Eu ficava feliz, pois sentia que ele tinha uma alma linda e um humor admirável. Após completar 15 anos, comecei a me interessar pelo trabalho do meu tio como corretor e acompanhar a sua atuação na venda de seguros. Passei a observar a dinâmica da atividade e a ajudá-lo.

Diversas vezes eu o vi e ouvi conversar com as seguradoras para debater o melhor para seus clientes. Quando ele desligava o telefone, comentava comigo o quanto era importante deixar muito claro para o cliente o que ele estava comprando, para evitar problemas na hora do sinistro. Dizia ainda que era fundamental escolher as seguradoras parceiras dos corretores e que prestam bom serviço ao cliente. Ele realmente cuidava bem dos seus segurados e até brigava com as empresas.

Em várias oportunidades, vi clientes chegarem à corretora dele (sim, naquela época os clientes iam à corretora) para agradecer o seguro que ele havia vendido para ele. Também vi pessoas chorarem, emocionadas, ao receberem o cheque do Seguro de Vida de um parente. Isso me comovia muito e eu via no rosto de meu tio uma expressão de missão cumprida, de satisfação e realização.

Ajudava o tio Renato durante a semana. Entregava e recebia documentos nas seguradoras e atendia clientes na corretora. E nos fins de semana, acompanhava-o nos shows de mágica. Ah, esses shows! Ele fazia aparecer pombas, coelhos, cartas e todos os números da época. E enquanto assistia, pensava
comigo: por que ele escolheu ser mágico e corretor de seguros?

Eu ainda era muito jovem quando meu tio-avô faleceu. Como tinha bastante contato com as seguradoras, decidi trabalhar numa delas e desenvolver carreira como securitário. Mas, a paixão pelo seguro e a admiração pelo papel dos Corretores vieram com a observação da atividade do meu tio.

Hoje, entendo claramente o porquê de ele ter escolhido fazer mágica como hobby. De certa forma, ele também era um “mágico” para seus clientes e para a história de vida da maioria deles. Naquela época, o seguro não era tão disseminado. Então, as pessoas precisavam ser convencidas de que necessitavam proteger seus carros e suas vidas. Acredito que não confiavam muito na proposta, mas quando eram indenizadas, ficavam admiradas.

Meu tio tinha como princípio vender sempre muito bem um produto. Ele não aceitava debater preço e, invariavelmente, colocava coberturas adicionais que surpreendiam seus clientes na hora do sinistro. Todos costumavam brincar com ele e falavam: o senhor realmente é um mágico!

Nesse Dia dos Corretores e tendo em vista os 50 anos da regulamentação da profissão, quero homenageá-los com essa referência de um tio tão querido, que sempre levou alegria, proteção e tranquilidade às pessoas que gostava.

Um brinde e um abraço a todos os Corretores do Brasil, pois levar a alegria da proteção, dos benefícios personalizados e do conforto às pessoas queridas nos momentos mais difíceis é a verdadeira “magia” de ser Corretor de Seguros.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN