Notícias | 29 de janeiro de 2024 | Fonte: CQCS | Nicholas Godoy

Líderes do Mercado de Seguros são destaque no ranking ‘CEOs Change Makers Brasil’

No dia 14 de janeiro, o portal IstoÉ Dinheiro divulgou o ranking ‘CEOs Change Makers Brasil’, produzido pela consultoria Horse, que buscou identificar os 100 líderes mais transformadores do Brasil. A lista, por sua vez, foi totalmente elaborada com o auxílio de Big Data criado por inteligência artificial (IA). Entre as personalidades mencionadas, destacam-se quatro CEOs do setor de seguros, sendo eles Roberto Santos (Porto), Edson Franco (Zurich), Patrícia Freitas (Prudential) e Erika Medici (AXA).

O ‘CEOs Change Makers Brasil’ considerou temas como inovação, sustentabilidade e meio ambiente, diversidade e inclusão, talento e conciliação entre vida pessoal e profissional, tanto na mídia quanto nas redes sociais. Segundo a Horse, é o único ranking que reconhece executivos que estão promovendo um impacto positivo para além do seu negócio através de um forte compromisso com a agenda de mudança socioeconômica.

A partir, o CQCS teve a oportunidade de conversar com cada um desses líderes, onde compartilharam suas opiniões e sentimentos ao fazerem parte desse ranking:

Roberto Santos, que foi CEO da Porto por 5 anos, ficou em 33º lugar na lista e contou que estar ao lado de nomes tão relevantes para a economia brasileira se tornou um grande motivo de orgulho para si – “Posso somar a essa alegria a satisfação de estar posicionado ao lado de lideranças nacionais de extrema relevância”, comenta.

Ele aproveita a ocasião, também, para dar o maior reconhecimento a toda a companhia – “Partilho esse reconhecimento com todo o time da Porto, companhia em que estive por décadas e pude aprender muito, participando de entregas diferenciadas e relevantes para o mercado em que está inserida”, destaca.

Ele enfatiza também que durante todo o trabalho construído em sua trajetória é resultado de conquistas de um grupo muito comprometido com entregas de excelência, sempre pensando na construção de jornadas junto aos nossos corretores e clientes – “Minha trajetória na Porto sempre esteve em busca de entregar cada vez mais experiências marcantes, oferecendo simplicidade, resolubilidade e agilidade, valores importantes para a sociedade”, finaliza.

Edson Franco, CEO da Zurich ficou em 60º lugar e contou como foi ser citado nessa lista e que, sem dúvida, estar nesse meio é resultado de um grande esforço coletivo, que inclui todos os parceiros, clientes e comunidades em que a Zurich está presente – “O ranking levou em consideração a atuação das lideranças em inovação, sustentabilidade e meio ambiente, diversidade, inclusão e desenvolvimento de talentos, temas para os quais temos um olhar atento em nossos produtos, serviços, gestão de pessoas, responsabilidade social corporativa e no nosso compromisso global para liderar um impacto positivo no planeta.”

Edson comentou também a respeito da presença de outros líderes do setor inclusos no ranking e o quanto isso é importante para o mercado – “O reconhecimento, que inclui outras lideranças em seguros, também ressalta a importância do nosso setor no desenvolvimento econômico e social do país. Historicamente, desempenhamos um papel importante na proteção e gerenciamento de riscos de pessoas e empresas. Agora, precisamos fazer ainda mais, usando nossa capacidade, otimismo e experiência para construir um mundo melhor e mais resiliente para as futuras gerações”, salienta.

Patrícia Freitas, CEO da Prudential, ficou em 75º lugar e para ela, a maior vitória disso tudo é o reconhecimento por ser a cada dia ser uma voz ativa no mercado, contribuindo para o aumento da cultura de proteção, já que, segundo ela, apenas 18% da população brasileira possui seguro de vida – “Tenho orgulho de representar o setor e exercer um papel atuante para desenvolver, disseminar e democratizar o mercado de seguros em nosso país”, comenta.

Em seguida, ela aproveita o momento para expor sua opinião a respeito das IAs e como a tecnologia inova a forma como os negócios estão sendo operados na companhia, integrando mais a relação com os clientes e promovendo melhorias com foco em eficiência – “Sem dúvidas, adotar soluções baseadas em IA é uma realidade que vem evoluindo e nos torna melhores a cada dia. Ao usar o Chat GPT, por exemplo, fico impressionada com a precisão das respostas. Na Prudential, já adotamos IA para aprimorar os nossos produtos e serviços, proporcionando uma experiência mais personalizada e ágil aos nossos segurados”, destaca.

Por fim, Erika Medici, CEO da AXA ficou em 91º lugar do ranking. Ela compartilha estar honrada em fazer parte, pois não se trata de um trabalho só dela, mas sim em conjunto com todo o time da AXA que faz tudo acontecer.

Erika enfatiza também o orgulho de ser uma das 26 mulheres que entraram na lista, fortalecendo ainda mais a diversidade no mercado – “Estar entre 26 mulheres em uma lista com 100 líderes mostra que devemos seguir investindo em equidade de gênero e que esse trabalho está apenas começando”.

Erika finaliza expressando a crença de que o futuro não deveria ser uma fonte de incerteza ou risco, porém todos podem trabalhar com o objetivo de mudar isso. – “Acreditamos que o futuro não deveria ser um risco e entendemos que o seguro é um pilar que pode impulsionar a segurança financeira, diminuição da desigualdade social, sustentabilidade e diversidade. Agradeço a todos que fazem parte dessa jornada comigo!”

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN