Notícias | 13 de novembro de 2024 | Fonte: CQCS l Ítalo Menezes

Inteligência Artificial e humanização: debate sobre o futuro do Mercado de Seguros marca a abertura do CQCS Insurtech & Inovação 2024 

Nesta terça-feira (12), no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP), teve início o CQCS Insurtech & Inovação 2024. O primeiro dia do maior evento de Inovação em Seguros da América Latina contou com a participação de inúmeras lideranças do setor, discutindo temas como transformação digital, tecnologia e inovação. A abertura do encontro, na plenária principal, trouxe aos participantes inúmeras vertentes da Inteligência Artificial e como a mesma pode trabalhar junto a inteligência humana para proporcionar uma sociedade e um mundo ainda mais protegidos. 

O Diretor Executivo do CQCS, Pedro London, destacou que a Inteligência Artificial e a inteligência humana podem trabalhar de forma complementar no ecossistema de seguros. O executivo pontuou que a capacidade da IA de processar grandes quantidades de dados com rapidez e precisão, autorizando tarefas repetitivas e complexas, une-se à habilidade humana com a criatividade, pensamento crítico e empatia, fatores essenciais para solucionar desafios de formas estratégicas. “Como podemos inovar em Seguros? A Inteligência Artificial como o ChatGPT nos traz várias ideias aplicáveis no nosso dia a dia. Este ano, aqui no CQCS Insurtech & Inovação, vamos falar sobre como a Inteligência Artificial e como a tecnologia humana se conectam e juntas conseguem trabalhar para que possamos construir um futuro do seguro cada vez melhor”, disse. 

Gustavo Doria Filho, fundador do CQCS, lembrou que a chegada da Inteligência Artificial no Mercado de Seguros gerou inquietação para os profissionais do setor, que se viram diante da possibilidade do trabalho humano ser substituído pela tecnologia, porém, as iniciativas técnicas auxiliam os procedimentos no que diz respeito a Formatação de Produtos, Precificação, Gerenciamento de Riscos, Atendimento ao Cliente, Assistência 24 horas, Gestão das Indenizações, Renovações e Relações com os Corretores. “Nós chegamos a conclusão de que a Inteligência Artificial está em todo lugar e nos perguntamos onde o ser humano fica nessa jornada. Temos muito a caminhar. É preciso haver o trato adequado e isso precisa acontecer em todas as companhias. Os sistemas ainda não se integram e é preciso organização. Sozinha, a tecnologia não consegue se colocar no lugar do ser humano. A real transformação virá de uma maneira rápida e quanto mais humanos formos, menor a possibilidade da Inteligência Artificial dominar a inteligência humana”, concluiu. 

Nos dias 12 e 13 de novembro, o CQCS Insurtech & Inovação em Seguros reúne cerca de 3 mil pessoas em uma intensa jornada de conteúdo e possibilidade de networking entre empresas e os profissionais do mercado. O evento conta com cinco salas de painéis simultâneos, com os principais players do Mercado de Seguros da América Latina, trazendo diretrizes sólidas para fortalecer parcerias, repensar estratégias de negócios e explorar novas oportunidades de desenvolvimento para a criação de um setor mais amplo e eficiente. 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN