Fabio Leme, atualmente como conselheiro de startups, está diretamente envolvido no lançamento da insurtech Justos no Brasil. “A empresa atuará no segmento de seguros e proteção para autos, com uma proposta 100% digital e inclusiva, com fundadores super experientes em iniciativas digitais de outros mercados e indústrias e com captação já realizada e noticiada de investidores relevantes”, explica. A nova empresa foi fundada pelo indiano Dhaval Chadha, pelo mexicano Jorge Soto Moreno e pelo espanhol Antonio Molins, que levantaram uma rodada inicial (seed) de R$15 milhões liderada pelo fundo de investimentos Kaszek com participação da Big Bets.
A empresa também conta com uma proposta social: o lucro da Justos será limitado para que o valor que não for utilizado para pagamento de sinistros seja doado para organizações. Isso significa que quanto mais a empresa crescer, maior deve ser o valor doado. No futuro, os clientes poderão escolher no site da empresa quais ONGs serão beneficiadas.
A Justos chega com o diferencial de utilizar a forma como os motoristas dirigem como informação extra para definir o preço do seguro. Fazendo medições com os celulares dos usuários, será possível definir modelos de risco e precificação mais assertivos com base na qualidade da direção do motorista. Com isso, a Justos vai conseguir oferecer planos até 30% mais baratos e ainda conceder descontos adicionais a cada mês, com base na direção do mês anterior de cada cliente. A empresa também vai utilizar inteligência artificial e visão computadorizada para analisar e processar solicitações de forma mais rápida e simples, diminuindo assim o tempo de solução dos sinistros. “É dessa maneira que queremos trazer os preços justos para os nossos seguros. A tecnologia vai nos auxiliar a trazer essa “justiça” para o mercado”, reforça Chadha.
O cliente poderá contratar o seguro por aplicativo, site ou whatsapp, de uma maneira fácil, rápida e segura. No momento, só é possível entrar para uma lista de espera, mas a venda das apólices começa ainda este ano.