Notícias | 10 de novembro de 2023 | Fonte: CQCS l Ítalo Menezes

Incêndio de grandes proporções em fábrica da Cacau Show alerta sobre o seguro 

Reprodução: O GLOBO

Na última terça-feira (7), um incêndio de grandes proporções atingiu a fábrica da marca de chocolates Cacau Show, na cidade de Linhares (ES).  A fumaça extremamente densa cobriu o céu da região e foi possível ser avistada a quilômetros de distância. Segundo informações do site G1, não houve registros de feridos e as autoridades ainda investigam as causas do incêndio. Em comunicado divulgado à imprensa, especialista em seguros da Lojacorr, explica porque o acidente serve de alerta sobre a importância do Seguro Empresarial. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, não há previsão para terminar os trabalhos, uma vez que o incêndio atingiu a parte de produção, onde é usada grande quantidade de açúcar e gordura. Já a Cacau Show, por meio de nota, afirmou que a fábrica atingida pelo fogo corresponde a 19% de toda a produção da Cacau Show, que possui outras duas fábricas. Segundo a companhia, houve a perda material e estrutural da fábrica, porém felizmente todos os colaboradores que estavam presentes conseguiram deixar o local em segurança.

O Diretor da Regional Sul da Lojacorr, maior rede de corretoras de seguros do Brasil, Luiz Ernani Lepchak, explica que um acidente desse porte gera questionamentos referentes a reestruturação de uma fábrica desse porte, porém apesar de tratar-se de uma situação ainda em andamento e que envolve diversos processos burocráticos e de regulação, em situações como essas, o Seguro Empresarial é o produto específico para cobrir ou reparar os danos.  

Segundo o executivo, os empresários que contarem com essa apólice garantem mais proteção ao patrimônio da empresa, desde os bens materiais que fazem parte da estrutura (prédio e conteúdo) até a cobertura que envolva terceiros, recursos humanos relacionados à situações de colaboradores e a perdas ocasionadas por diferentes situações como incêndios e eventos climáticos. 

“É o tipo de seguro mais indicado para pessoas jurídicas e que exerçam atividades comerciais, industriais ou de serviços ou, inclusive, imóveis não residenciais. Basicamente é o produto que assegura que caso ocorram esses imprevistos/incidentes especificados na apólice, a seguradora indeniza o segurado  dentro do limite estabelecido. Além da cobertura em caso de incêndio, o contrato pode incluir adicionais que vão desde danos elétricos, responsabilidade civil, danos morais, furtos até vazamentos e outras necessidades que somente o profissional, corretor de seguros, pode identificar e estabelecer junto ao cliente”, disse. 

O executivo ressalta que mesmo com esse suporte fundamental, a contratação do Seguro Empresarial nem sempre é priorizada como deveria, tendo em vista que muitas empresas não a consideram no planejamento anual ou ainda acreditam que o valor dessa cobertura é inacessível para o orçamento. “Isso deve ser desmistificado! Hoje o produto é totalmente personalizado, com valores que podem ser menos de 1% do valor da empresa. Quando a empresa busca a contratação, às vezes já chega solicitando o plano básico. Para suprir a necessidade de cobertura em casos de acidentes inesperados. Mas quando há um corretor atento e que olhe para esse cliente com mais amplitude, consegue analisar a realidade daquela empresa, daquela indústria. O que produzem, quantas pessoas estão trabalhando lá, quais os riscos envolvidos, a estrutura do imóvel, entre outros apontamentos. Para aí sim, dar as melhores opções dentro da apólice”, afirma Luiz Ernâni.  

O especialista alerta que a falta de seguro pode ser uma grande dor de cabeça. “Em casos de incidentes assim, como foi nesta fábrica, os estragos e gastos são muito altos. A empresa que não tiver o seguro pode chegar até falir, pois sem o planejamento correto pode ter que recorrer a retirada do dinheiro que seria investido na empresa de outras maneiras, ou até mesmo ter que buscar apoio no mercado financeiro. O inesperado pode sempre acontecer e as empresas precisam desde já contar com isso e incluir o seguro no planejamento”, finaliza. 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN