O segundo dia do CQCS Inovação 2025, realizado em 12 de novembro, reuniu especialistas na Sala 3 para debater o tema “IA Garantindo a Humanização do Corretor de Seguros”. O painel contou com Nelson Veiga, Diretor Executivo Comercial da Allianz Seguros; Karine Brandão, Diretora Executiva do Canal Corretor da MAPFRE; e Emerson Valentim, Diretor Comercial Brasil do Grupo Porto.
Os executivos discutiram como a inteligência artificial vem transformando o relacionamento entre seguradoras e corretores, tornando os processos mais ágeis, inteligentes e personalizados, sem perder o toque humano que define a essência da profissão.
Abrindo o painel, Nelson Veiga destacou que a IA deve ser vista como uma aliada, e não uma ameaça ao corretor de seguros: “A inteligência artificial não vai substituir o corretor, mas aquele que não a utiliza pode ficar para trás. Cerca de 70% das seguradoras globais já usam IA. Com tudo conectado, é possível saber quanto o segurado dirige, a velocidade média e oferecer um preço mais justo no final.”
Na sequência, Karine Brandão compartilhou como a MAPFRE tem usado a tecnologia para aliviar a rotina dos corretores e melhorar a experiência dos clientes: “A partir da escuta ativa, entendemos as dores entre seguradora e segurado. Dessa análise nasceu o ‘Aviso de Sinistro por WhatsApp com IA’. Transformamos uma experiência que era burocrática em algo mais fluido e ágil, com mais tempo e qualidade para o corretor atender.”
Encerrando o debate, Emerson Valentim ressaltou como a Porto tem utilizado a automação e a IA para fortalecer o relacionamento com os parceiros de vendas: “A tecnologia nos ajuda a ser mais organizados e rápidos em todas as ações. Nas campanhas, nos incentivos e até na remuneração da Porto Blue, a IA está presente para apoiar o corretor e aprimorar sua experiência.”

