Notícias | 13 de novembro de 2024 | Fonte: CQCS l Manuella Cavalcanti

Hiper personalização e data-driven fazem parte da nova era do mercado de seguros

O CQCS Insurtech & Inovação 2024 começou com tudo! No primeiro dia, 12 de novembro, a sala José Tourinho contou com a presença de Bruno Porte, vice-presidente tecnologia e transformação da AXA Brasil, Daniel Nogueira, Superintendente de Desenvolvimento Tecnológico da Wiz Co, e Domingos Monteiro, CEO da Neurotech, para debaterem sobre “Data-Driven Insurance: Estratégias para a Inovação”. 

Bruno Porte, da AXA Brasil, explicou que, nas últimas décadas, houveram transformações disruptivas, como a internet, mobile, social e outros, e que os dados podem ajudar na criação de soluções: “A gente precisa entender que a análise de dados, de forma preditiva, é fundamental para a gente avançar no processo de inovação”. O executivo ainda destacou que os dados são os grandes ativos da organização: “De maneira prática, ajuda na experiência do cliente, por meio da hiper personalização dos produtos, serviços e trazer, cada vez mais, a discussão sobre precificação individualizada”. Além disso, destacou que os dados contribuem para a produtividade e eficiência, o data-driven e a agilidade e inovação. 

Daniel Nogueira, da Wiz, também falou sobre a hiper personalização no mercado de seguros e a importância dessa estratégia. “Com todos os dados dos clientes, a gente fala de ofertas direcionadas para eles, a propensão de compra”. Além disso, ressaltou que a empresa trabalha com dados seguros, garantindo o fortalecimento do relacionamento com a marca, o que aumenta as chances de retenção e fidelização dos clientes. 

No setor de seguros, data-driven significa tomar decisões baseadas em dados concretos e análises em vez de utilizar experiência prévia, podendo usar informações sobre clientes, riscos, comportamentos e tendências para personalizar produtos, calcular prêmios de forma mais precisa e melhorar a gestão de riscos. Em meio a esse cenário, Domingos Monteiro da Neurotech, disse, durante o painel: “O negócio que não entende o que o cliente precisa, é um negócio ameaçado”. Isso porque, de acordo com o executivo, os consumidores estão cada vez mais exigentes. 

Com foco em estratégias data-driven, os palestrantes exploraram o papel fundamental da tecnologia na transformação do mercado, destacando como o uso inteligente de dados pode aumentar a precisão, personalização e eficiência dos serviços de seguros. O painel reforçou a importância de uma abordagem orientada por dados para atender às demandas do consumidor moderno, otimizar operações e criar novas oportunidades de inovação no setor.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN