Na última semana, a Allianz Trade no Brasil, líder em seguro de crédito, realizou a segunda edição anual do Credit Talk, fórum online que apresentou as análises setoriais dos especialistas da seguradora com dados e insights baseados nos estudos macroeconômicos conduzidos pela equipe da Allianz Research, divisão de pesquisa global da Allianz Trade.
O Analista de Crédito João Pedro Pereira avaliou os impactos reais das tarifas americanas no setor automotivo brasileiro, principalmente com o anúncio de abril deste ano, quando foi aplicada uma tarifa de 25% nos automóveis importados, o que gerou temor dos fabricantes internacionais que importam componentes nos Estados Unidos.
Segundo o executivo, não haverá efeitos diretos no curto prazo, uma vez que o Brasil não exporta carros prontos para os Estados Unidos. Por outro lado, existe uma expectativa do redirecionamento de carros dos principais países exportadores como o México, por exemplo. Parceiro comercial do Brasil, país poderia direcionar o excedente da produção para a América Latina, alterando a dinâmica local de preços.
Redução no volume de autopeças
Já em relação às peças automotivas, segmento que o Brasil exporta para os Estados Unidos em um nível anual médio de USD 300 mi, pode haver uma significativa redução no volume transacionado devido à barreira tarifária, segundo o executivo. “Isso pode gerar, tanto um redirecionamento da oferta para outros países parceiros compradores, quanto uma desaceleração na produção nacional das autopeças. Desde o ano passado, temos um cenário de impostos de importação dos veículos elétricos no Brasil e, agora com a reorganização das fábricas das montadoras, pode haver uma nova adaptação do segmento”, explica.
Para ele, o setor automotivo ainda enfrenta grandes desafios, com um cenário macroeconômico global incerto, porém com resiliência, com a produção e licenciamento em alta, e níveis de inadimplência controlados. “Projetamos uma estabilidade nesses indicadores no curto prazo, com impactos moderados das medidas tarifárias americanas, pelo menos no mercado local”, finaliza.
O evento na íntegra – apresentado pela Head de Credit Assessment da Allianz Trade no Brasil, Julie Hiraga, com Thais Rosa, Head de Credit Underwriting, Adriana Bononi, especialista de Credit Underwriting, e os analistas de crédito Bianca Oliveira, João Pedro Pereira e Lasara Bizzoni – já está disponível no YouTube.