Os dados provenientes da contabilidade dão uma visão de custos somente por natureza (conta contábil) e centro de custo. Para se ter uma boa gestão dos custos, é preciso saber se as despesas incorridas estão sendo utilizadas de uma forma eficaz pelas atividades das diferentes áreas da empresa e conhecer, também, o impacto dos custos nos produtos e/ou serviços disponibilizados, assim como nos canais de distribuição, nos parceiros, etc.
O mercado segurador é um mercado de serviços, em que seus clientes desejam ser atendidos de maneira cada vez mais rápida e ágil. Em média, as seguradoras investem entre 15% a 35% do total de suas despesas administrativas em tecnologia da informação. Estes custos são considerados como sendo indiretos e, portanto, não possuem relações diretas com os produtos, serviços, canais de distribuição e parceiros. O mapeamento aprofundado das atividades internas da empresa e a apuração das relações de causa e efeito com os produtos e serviços ofertados, através da coleta de direcionadores técnicos, é um pilar fundamental para a criação de um modelo econômico de custos podendo ser global ou somente de TI.
Ao implementar um modelo econômico de custos completos, a seguradora pode controlar a rentabilidade dos produtos e eficiência dos processos, auxiliar na correta precificação do que é oferecido ao mercado e refaturar os serviços prestados entre empresas de um grupo de forma justa, transparente e auditável. Possibilita ainda a análise dos custos unitários ao longo de toda a cadeia da seguradora, o que é essencial para a tomada de decisões estratégicas.
A Cost House é especialista em desempenho econômico e possui soluções personalizáveis para ir além do controle de gestão tradicional e implementar uma engenharia de custos analítica, aumentando a competitividade e criando valor agregado para a empresa. Apoiadora Insurtech Plus do CQCS Insurtech & Inovação 2024, a empresa vai apresentar seus serviços, além de promover uma palestra sobre o tema.