Notícias | 8 de fevereiro de 2008 | Fonte: DCI Online

Garantia estendida traz novo reforço a vendas do comércio

O setor varejista, mais especificamente os grandes supermercados e lojas de móveis e eletroeletrônicos, vivencia há três anos um aumento de sua cartela de serviços de seguros, principalmente o de garantia estendida. A tendência é de que o crescimento continue expressivo neste ano, pois o produto já compete em pé de igualdade com os de vida e, em menor grau, com o residencial – e é um dos mais vendidos em redes como Extra, Casas Bahia, Ponto Frio e Magazine Luiza.

A garantia estendida na venda de produtos como eletroeletrônicos oferece proteção de um a dois anos a mais que a garantia contratual fornecida pelo fabricante, de acordo com o plano contratado pelo cliente, e é cobrada uma taxa no ato da compra do produto. Como os grandes players aumentaram seus estoques de eletroeletrônicos para uma demanda voraz, iniciada no ano passado e estimulada pela queda dos preços e maior renda da população, aumentaram também a oferta e o faturamento, com esse serviço oferecido aos clientes.

Para especialistas, isso segue neste ano, conforme indicadores favoráveis apresentados no ano passado. “2007 apresentou bons índices de recuperação nas vendas de supermercados. A estabilização dos preços a partir de agosto, o aumento gradual da renda, a manutenção do dólar em patamares baixos e o aumento do emprego trouxeram o crescimento nas vendas”, disse o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda.

Para o varejo, esse fenômeno está relacionado diretamente ao crescimento do consumo como conseqüência da economia, a exemplo da tevê, cujos preços se estabilizaram. Além disso, esse tipo de serviço é especialmente atrativo ao setor por sua alta margem líquida, de 40% a 45%, enquanto os produtos normais oscilam entre 2% e 3%, conforme apurado pelo DCI. Um grande impulso é o baixo custo de sua implementação, pois as redes varejistas aproveitam seus vendedores e sua área e gastam somente com treinamento.

De acordo José Bailone Júnior, vice-presidente de Seguros Gerais da Mapfre, o custo desse modelo de seguro pode chegar a variar de 3% a 12% do valor do aparelho, em função do tipo de equipamento e do prazo de garantia. “Vale dizer que isso pode ser pago à vista ou em parcelas, o que se constitui em atrativo a todas as faixas de renda”, afirmou.

Parceria

Um exemplo recente que confirma essa tendência de aumentar a presença de garantia estendida no varejo é o da rede Carrefour, que passa a vendê-lo em suas 190 unidades nacionais, localizadas em 13 estados e no Distrito Federal, após parceria com a sexta colocada no ranking de seguradoras do País, a Mapfre. A seguradora disponibilizará todos os sistemas e processos e a corretora de seguros será responsável pela comercialização do produto.

Para o diretor executivo de Mercadorias Não-Alimentares e Serviços do Carrefour, Roberto Britto, a expectativa é de que mais de dois milhões de apólices sejam comercializadas nas lojas da rede nos próximos quatro anos. A operação pode gerar cerca de R$ 200 milhões em prêmios. “Essa parceria confirma a estratégia do hipermercado de oferecer diferentes serviços e soluções para diferentes necessidades e momentos num só lugar”, declara. Ainda segundo o executivo, “o Carrefour pode ampliar a oferta de garantias estendidas, um serviço que conquista cada vez mais consumidores.”

José Bailone, por sua vez, afirma que “a aliança é vista como modelo para desenvolver outras parcerias de mesmo gênero com a rede em outros países, além de ratificar a entrada definitiva da Mapfre no mercado”. Conforme o executivo, o foco será a América Latina, mercado pouco desenvolvido e com grande potencial.

Em outros países, como os Estados Unidos, o produto já está consolidado e representa uma porcentagem maior de vendas. “Nos EUA, um mercado maduro e com uma economia bem maior que a nossa, por exemplo, as operações não são tratadas como seguros, mas prestações de serviços. Além disso, eles trabalham com o produto há cerca de vinte anos enquanto, no Brasil, o mercado somente começou a se desenvolver há sete anos, se tornando mais forte nos últimos três.”

Pioneira

Fruto de uma joint venture do varejista Magazine Luiza e da Cardif do Brasil, braço do conglomerado financeiro francês BNP Paribas, a LuizaSeg já tem entre seus principais produtos a garantia estendida em pouco mais de dois anos em operação. O produto impulsionou grande parte do seu crescimento de 35% em 2007, que deve continuar esse ano.

O objetivo da empresa é aprimorar a relação do varejo com as assistências técnicas, focando o aperfeiçoamento no pós-venda, e aproveitar o poder de barganha junto aos fabricantes para melhor otimizar o abastecimento de peças em postos de assistência.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN