Por meio da lei de incentivo ao esporte, a Europ Assistance Brasil e CEABS Serviços, empresa parte do grupo, patrocinam desde 2021 o ‘Instituto Remo, Meu Rumo’, que oferece um projeto social que visa a recuperação de crianças e adolescentes com deficiência a partir da prática esportiva do remo e da canoagem. A ONG tem a chancela do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas e com o apoio do Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP).
Para conhecer de perto este projeto, as empresas levaram nesta quarta-feira, 13 de abril, jornalistas e alguns de seus principais executivos até a Raia Olímpica da USP, na Cidade Universitária (São Paulo-SP), onde a ONG tem sua sede.
A ideia foi propiciar aos convidados a experiência vivenciada pelos alunos, com ação de integração de coaching com a prática do remo, incluindo professores ex-atletas da seleção brasileira de remo que trabalham na ONG. Houve também o batismo de um novo barco oferecido pelas empresas EABR e CEABS, com as respectivas logomarcas, e champagne em celebração.
A entidade foi criada com o objetivo de facilitar a inclusão, viabilizando a prática deste esporte adaptado para jovens com deficiência, a fim de promover seu desenvolvimento físico, psíquico e social. Ricardo Marcondes Macea, administrador e um dos fundadores da ONG, contou que o ‘Instituto Remo, Meu Rumo’ é um projeto social esportivo e inclusivo, focado em crianças e jovens com deficiências, dos 6 aos 22 anos de idade, e que atua desde 2012. “Estamos no 10º ano de operação, a idealizadora é minha esposa, a Dra Patrícia Moreno Grangeiro, médica ortopedista, que foi uma boa atleta do remo, e atende crianças com deficiência no Hospital das Clínicas há um bom tempo. Nossa ideia foi trazer essas crianças para a atmosfera do esporte”, disse. “O esporte é educativo, traz valores que queremos fixar nas crianças, como a disciplina”.
A base do nosso trabalho foi de voluntariado, alguns apoiadores à distância, outros presentes, uns em ações pontuais, outros recorrentes. Hoje se tornou uma empresa bem gerida, para projeto social possui orçamento alto, de R$ 2 milhões por ano, nosso time tem benefícios, um pacote interessante para funcionários e estagiários”, revelou.
O Instituto Remo, Meu Rumo atende atualmente mais de 150 crianças por semana. Recebe encaminhamentos de pacientes de três instituições parceiras – Hospital das Clínicas, Hospital Universitário da USP e AACD (Osasco e Ibirapuera) – que são atendidos por uma equipe multidisciplinar de saúde. “Temos assistente social, fisioterapeuta, psicólogo, profissionais de educação e estagiários dessas áreas. Trazemos as crianças para estes centros de saúde e elas são recebidas por profissionais interdisciplinares para vivenciarem valores do esporte. Ainda temos dois outros pilares que são o acadêmico e o de empregabilidade, que já temos parceria com empresas para capacitação”, declarou o gestor.
A Europ Assistance patrocina desde 2021. “Recebemos esse importante apoio durante a pandemia, ainda que virtualmente, pois não estava aberta a raia aqui na USP. O espaço reabriu em outubro e agora estamos trazendo os executivos para mais perto de nós”, contou Macea.
“Tenho certeza que esta união será de sucesso para valorizar ainda mais este trabalho incrível”, afirmou Fernando Mansilha Campoi, gerente Executivo Comercial da Europ Assistance. “A parceria com o Instituto Remo Meu Rumo é evoluir como ser humano, saber que é preciso fazer pelas crianças carentes, e ter na cabeça que sempre podemos fazer mais. Esse é o conceito, você vê aqui pessoas que estão trabalhando para ajudar as pessoas”, pontuou.
Luciana Volante, gerente Executiva de Marketing e produtos da Europ Assistance, apontou que a empresa considera muito importante este processo de apoio ao desenvolvimento do país. “Buscamos apoiar o desenvolvimento tanto do ponto de vista econômico como social, então investimos e aportamos nas leis de incentivo relacionadas a causas como esporte, saúde, auxílio a crianças e idosos. Abrangemos toda essa cadeia social, temos muito orgulho em fazer parte desse processo ajudando a sociedade brasileira”, defendeu.
Para Edmara Pinho, coordenadora de Marketing e Comunicação da Europ Assistance, era muito importante conhecer de perto o projeto que ajudou a selecionar. “Nós da área de Marketing fizemos toda a pesquisa para identificar projetos, e nos identificamos com este tem caráter inclusivo e segue a linha da Europ: contratamos jovens aprendizes, profissionais PCD (pessoas com deficiência) e também acreditamos no esporte, por isso queremos aproveitar o dia de hoje nesta experiência diferente”, declarou.
O fundador Ricardo Macea agradeceu o apoio. “Vemos muitas empresas falando de ESG (em português ASG – Ambiental, Social e Governança) e estamos vendo isso na prática, ações de inclusão, diversidade. É muito bacana estar junto de uma empresa que pratica esses valores”, finalizou.