Notícias | 18 de outubro de 2019 | Fonte: CQCS

Entenda como funciona o seguro no caso do vazamento de petróleo no Nordeste

Ao comentar a possibilidade de o seguro cobrir os danos provocados pelos vazamentos de petróleo nas praias da Região Nordeste, o consultor Sergio Ricardo afirmou, ao CQCS, que, a princípio, o seguro de transporte internacional para petróleo é provido em bases de cobertura restritas e limitadas, inclusive os eventos com comprometimentos ambientais. “Contudo, ainda há cobertura complementar pelos Clubes de P&I (Protection & Indemnity), justamente para as lacunas que os seguros não cobrem. São clubes de mutualismo dos quais participam os proprietários e armadores”, explica o especialista.

Ele assinalou ainda que, muitas vezes, pequenos vazamentos de petróleo não são reportados. Em geral, isso acontece com transportadores de segunda linha, com embarcações antigas e sem classificação pelos principais bureaus contratados de forma praticamente avulsa e sem vínculo com Clubes de P&I e seguros bem aquém das necessidades/responsabilidades. “Mesmo assim, é estranho que embarcações nessas condições possam ser carregadas em terminais de grandes companhias exportadoras mundiais”, acrescentou.

Sergio Ricardo explicou também que os clubes não são seguradoras, mas os riscos não seguráveis pelos contratos tradicionais de seguros, são compartilhados e  pulverizados entre os membros desses clube, para que possam vir a ser economicamente suportáveis. “Estima-se que 90% da cobertura de transportes marítimos sejam feitos pelos clubes  e 10% por seguro, considerando os valores e volumes envolvidos”, observou.

Essas coberturas incluem, mas não se limitam, à perda de vidas e danos pessoais à tripulação, passageiros e terceiros à bordo (contemplando doença, morte, resgate, desvio da rota original para salvamento de vidas, substituição de tripulantes, etc.), perdas e danos às cargas transportadas e suas consequências como poluição, contaminação e remoção de destroços. São perdas grandes demais para serem suportadas individualmente por cada proprietário ou armador de embarcação.

Para o consultor, no caso desses vazamentos no Nordeste, é “estranho” que os Clubes de P&I ainda não tenham reportado algum acidente, o que sempre fazem. Esse fato fortalece a suspeita de se tratar de embarcação desprovida de cobertura ou até por transporte ilegal. “As investigações da Marinha e da Polícia Federal estão em andamento, mas podem demorar e até não chegarem aos autores, porque ainda é precário o rastreamento de embarcações em águas internacionais. A situação é complicada, porque não se tem certeza da origem do vazamento e em embarcação isso se deu, mas há algumas possibilidades”, acentuou Sérgio Ricardo, lembrando que o Atlântico Sul tem várias rotas comuns de petroleiros, ligando os países exportadores de petróleo e derivados com os países importadores.

Nesse contexto, o consultor frisou que a investigação inicialmente deve averiguar quais navios estiveram em operação de transporte passando por águas brasileiras e nas águas internacionais, passando fora das 200 milhas brasileiras; O tipo de petróleo que está chegando às praias, para identificar de que possíveis campos foi extraído; e o volume que está sendo encontrado, para que se possa dimensionar a capacidade do navio.

De posse dessas informações, começa a fase posterior, que deverá direcionar o foco da investigação para as rotas desses navios no período do provável vazamento, quem vendeu e quem estaria comprando o petróleo.

 

___________________________________________________________________________________________

 

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN