Notícias | 16 de junho de 2025 | Fonte: CQCS | Karem Soares

ENS e Sou Segura lançam 5º edição Estudo Mulheres no mercado de Seguros

No dia 10 de junho, a Escola de Negócios e Seguros (ENS), em parceria com a Sou Segura, promoveu o lançamento da quinta edição do estudo Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil. O evento marcou a divulgação de uma análise sobre a presença feminina e de outras minorias no setor segurador brasileiro, consolidando o estudo como uma referência para o acompanhamento dos avanços e desafios enfrentados pelas mulheres, desde 2012.

Desde sua primeira edição, a pesquisa tem sido fundamental para mapear a evolução da participação feminina em todos os níveis hierárquicos, identificar barreiras persistentes e celebrar conquistas.

O novo estudo traz indicadores e reflexões valiosas sobre diversidade, inclusão e liderança no ambiente profissional. Mais do que um levantamento estatístico, a pesquisa se propõe a ser um instrumento de provocação e inspiração para a construção de um mercado de seguros mais equitativo e representativo.

Maria Helena Monteiro, diretora de ensino da ENS e autora da pesquisa, revelou os números do estudo e o quanto o material agrega para o setor. “Quando nós começamos essa análise, nós tínhamos quatro homens em funções executivas, tínhamos uma mulher. Hoje, nós temos em torno de dois, 2,5% de homens, ainda mais do que o dobro. Então, isso demonstra que nós temos um enorme caminho a percorrer.”

A presidente da Sou Segura, Liliana Caldeira, afirmou que o engajamento da SouSegura foi fundamental, trazendo quase 700 mulheres para o estudo. “Isso nos deu um retrato de qualidade, um depoimento real de como elas se sentem, indo além dos números. As mulheres ainda precisam se unir para conquistar as oportunidades que merecem, sempre com o apoio dos nossos aliados homens. É uma celebração, com um resultado que, apesar de não ser perfeito, nos mostra onde precisamos focar e traçar nossas próximas estratégias.”. 

O consultor econômico e coautor da pesquisa, Francisco Galiza, mencionou a importância do estudo para a indústria de seguros. “Esse é um estudo tradicional, realizado a cada três anos, que busca retratar a mulher no mercado de seguros. Ele é dividido em várias partes: uma seção de dados de seguradoras, onde analisamos indicadores econômico-financeiros, e também uma pesquisa com executivas do próprio mercado.”

O lançamento do 5º Estudo Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil foi conduzido por Maria Helena Monteiro e Francisco Galiza. E representa um momento importante para a indústria, por oferecer dados concretos para embasar estratégias e políticas voltadas para a equidade de gênero e a valorização de talentos diversos. Os resultados e insights apresentados servirão como um guia para empresas, líderes e profissionais que buscam promover um ambiente de trabalho mais justo, inovador e produtivo.

Para obter os detalhes do estudo, clique no link https://www.ens.edu.br/livraria/detalhes/5o-estudo-mulheres-no-mercado-de-seguros-no-brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN