A cena é muito comum: um profissional bem estabelecido na carreira, que busca ter autonomia, independência e maiores retornos financeiros – em outras palavras, ele sonha em empreender. Sabe que não será fácil: é preciso ter foco em resultados, capacidade de negociação, boa comunicação, persuasão e resiliência, já que a possibilidade de aumento do retorno vem atrelada ao risco do empreendimento. Mas decide dar esse salto. E, para isso, opta pelo modelo de franquias, que fornece todo o suporte necessário, além de uma marca consolidada e um modelo bem estabelecido.

Foi o que aconteceu com o empresário Ubiratan Alves, que desenvolveu sua carreira em empresas nacionais e multinacionais de grande porte, mas desde o início de sua trajetória tinha a vontade de ter seu próprio negócio. Quando viu uma oportunidade de empreender com uma corretora franqueada Life Planner da Prudential, não teve dúvidas.
“Sempre tive o desejo de ser empresário, entretanto, os riscos inerentes a esse tipo de atuação dificultavam a concretização desse projeto. Ao conhecer o modelo de franquia da Prudential, pude aliar os pontos positivos de atuar com independência como dono de uma franquia, ter os resultados da minha própria empresa, e a segurança de ter uma franqueadora muito estruturada como parceira”, relata Ubiratan.
Presente no Brasil há mais de 20 anos, a Prudential do Brasil é a maior seguradora de vida independente no segmento de pessoas (excluindo VGBL) e possui um modelo de franquia que se mostrou uma opção interessante para o empresário Ubiratan. Ele viu na rede de franquias da Prudential não só uma oportunidade para se estabelecer como empreendedor, mas também a possibilidade de maximizar resultados e atingir longevidade de sua empresa de seguros no mercado.
A franqueadora tem uma área especializada em treinamento, além de um amplo portfólio de conteúdo digital, que é disponibilizado para toda a rede de franquia. Assim, todas as corretoras franqueadas têm a chance de aprimorar seus negócios para atender aos clientes em todas as necessidades específicas.
“A participação da franqueadora tem sido fundamental para atingir os resultados da minha empresa, desde o treinamento inicial e suporte das Master Franquias, até mesmo com todas as campanhas de reconhecimentos elaboradas para continuamente estimularem as empresas franqueadas a evoluírem”, afirma.
Em menos de dois anos depois de adquirir uma empresa corretora franqueada Life Planner, ele observou que os resultados aparecem, e não apenas na forma de rentabilidade financeira. “Minha franquia recebeu inúmeros reconhecimentos, nacionais e internacionais”, descreve.
Ubiratan avalia a mudança em sua vida desde que se tornou um empresário franqueado. “Ao adquirir a minha franquia da Prudential passei a atuar de forma empreendedora, sendo responsável direto por todos meus resultados, construção de imagem da minha empresa e obtenção de todos os objetivos que defini para o meu negócio”, explica o empresário. “Além disso, existe uma mudança muito importante de postura na vida pessoal e profissional em que o franqueado pode ter gestão do seu próprio tempo e autonomia”, indica.
Mercado em expansão
A mudança da percepção do brasileiro no contexto da educação financeira contribui para o fortalecimento do mercado de seguro de vida, um tema que, inevitavelmente, se tornou mais relevante desde o início da pandemia, quando as pessoas passaram a pensar mais sobre imprevistos e a finitude da vida.
Entre janeiro e novembro de 2021, o segmento individual de seguros de vida experimentou um crescimento de 21%. O momento favorável no mercado e na atuação da empresa torna este setor especialmente atrativo. “O setor tem evoluído muito no Brasil no contexto de educação financeira e consequentemente em seguro de vida. Sem dúvidas, isso traz um desafio e o estímulo de ser uma grande oportunidade”, comenta Ubiratan.
O crescimento do mercado também é um atrativo para empreendedores que buscam ter sua própria empresa corretora franqueada. A Prudential do Brasil, que hoje conta com mais de 1.500 franquias em sua rede, busca essa expansão e tem por meta dobrar o número em cinco anos.