Notícias | 20 de outubro de 2023 | Fonte: CQCS l Géssica Santos

Em live promovida pela MAG Seguros, especialistas debatem sobre consciência e prevenção ao câncer de mama

A MAG Seguros, seguradora especializada em vida e previdência, promoveu, na última quinta-feira (19), uma live sobre a consciência e mobilização contra o câncer de mama. A iniciativa faz parte das ações da empresa referentes ao Outubro Rosa. O assunto foi intermediado por Thiago Levy, que é head do pilar de bem-estar no Grupo MAG, e debatido pela Dra. Flávia Junqueira, endocrinologista, metabologista e especialista em medicina preventiva; Adriana Vieira da Silva, que atua com Gestão Previdenciária na MAG Seguros, além de contar com a participação da influenciadora, fisioterapeuta e especialista em câncer de mama, Mari Anjo Rosa.  

A Dra. Flávia Junqueira iniciou o bate-papo falando do potencial da alimentação como forma de prevenção aliada à prática da atividade física. “Quando a gente pensa em prevenção para câncer de mama, assim como para todos os outros tipos de câncer, a gente pensa em mudança de estilo de vida, estamos falando em alimentação, principalmente em alimentação anti-inflamatória, é ensinar as pessoas a comerem o que é importante. Além disso, a prática da atividade física também conta, muita gente não sabe o quanto o músculo é capaz de proteger de câncer, quando estimulado se produz substâncias que vão proteger de câncer, doenças degenerativas e muitas outras”, destacou. 

A relação entre a idade e o câncer também foi pontuada pela médica. “As mulheres com mais de 40 anos têm por obrigação fazer os exames de imagem, ultrassonografia de mama e, principalmente, mamografia. A mamografia salva muitas vidas, inclusive em países de primeiro mundo existe um programa de chamar as mulheres para fazerem as suas mamografias, e isso é extremamente importante. Eu sempre alerto as minhas pacientes que é importante fazer o autoexame, mas há a ressalva que o autoexame muitas vezes não pega os tumores muito pequenos”, disse.    

A especialista Adriana Vieira da Silva falou a respeito da descoberta do câncer de mama. “Descobrir um câncer é complicado, é literalmente perder o chão, é você se reinventar, o seu mundo para e você precisa viver uma nova vida sem saber o que te espera. Eu descobri o câncer em 2011, naquele período não tinha o que temos agora. Essa chance que você tem de sobreviver quando recebe o diagnóstico te faz mudar de vida. É importante conhecer o próprio corpo, eu descobri pelo autoexame, quando tinha 38 anos, sem nenhum caso de câncer na família, foi um câncer avançado, produzido pelo meu próprio organismo, provavelmente por uma má alimentação. É muito difícil, por isso é importante essa divulgação do Outubro Rosa”, enfatizou.       

Mari Anjo Rosa, que também já enfrentou o câncer de mama quando tinha 35 anos, compartilhou a sua história e frisou sobre a relevância da prevenção. “É importante ressaltar que o câncer é muito democrático, ele não escolhe raça, não escolhe classe social, basta ser mulher, que o risco já aumenta, é importante também salientar que o histórico familiar em questão de porcentagem é muito pequeno, a maior parte é por fatores externos, fatores ambientais, por isso devemos cuidar da nossa saúde, prestar atenção no nosso corpo. Eu descobri através do autoconhecimento das mamas”, contou. 

A live pode ser encontrada na íntegra no canal do YouTube da MAG Seguros.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN