Notícias | 20 de julho de 2022 | Fonte: CQCS | Juliana Winge

Debate sobre diversidade e inclusão é cada vez mais presente no mercado de Seguros

Por ter sido por muito tempo um ambiente muito masculino, o mercado de seguros enfrenta uma batalha pela equidade de gênero. No entanto, diversas iniciativas tem sido fundamentais não somente na luta por direitos, mas também por fomentar o debate sobre diversidade e inclusão. “Oportunidade pra mulher na indústria de seguros existe, mas ela tem que se planejar. A gente tem que ser forte e brigar por este espaço, por estes lugares, por esta equidade”, afirmou a Diretora do Lloyd’s Brasil, Rafaela Barreda, no programa CQCS Mulher.

Rafaela lembrou do seu começo no mercado de trabalho e como foi parar casualmente no mercado segurador. “Acho que ninguém fala ‘acho que vou trabalhar na área de seguros’ a menos que você tenha família para entender do que se trata. Tive uma chefe, por incrível que pareça, mulher, que é minha mentora, que esteve ao meu lado em todas essas conquistas. Mesmo depois que saí da empresa a gente continua em contato”, lembrou. Para ela, ter estas referências femininas é fundamental para que as mulheres persistam na carreira, pois é importante ter com quem trocar, não apenas sobre a questão profissional, mas também pessoal. “Foi muito desbravador porque todos os ambientes eram muito masculinos e ainda por cima tinham os preconceitos. “A gente vai cavando as oportunidades”, disse, lembrando que quando foi trabalhar em terminal de contêiner eram 150 homens na empresa e apenas outras duas mulheres além dela e em cargos de secretariado.

Ela acredita que é possível conciliar a carreira com a vida profissional, mas é preciso que a mulher se planeje para que consiga aproveitar as oportunidades. “É preciso ter muita resiliência porque embora digam que não pode, você pode. É um planejamento não só de carreira, mas de vida”, ressaltou.

Atualmente, Rafaela atua na Lloyd’s Brasil, empresa que foi a primeira a promover um evento de diversidade e inclusão no mercado de seguros e, desde 2020, tem uma estratégia muito bem estabelecida para promover a equidade. “Acredito que ter o olhar do outro é muito importante. O mercado deve promover iniciativas não só relacionadas a equidade de gênero, mas também em relação a diversidade e inclusão. Essa mudança cultural é muito importante”, concluiu.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN