No dia 27 de março, um idoso de 65 anos teve seu carro furtado e completamente destruído por um criminoso em fuga durante uma perseguição policial, em Jales (SP). O veículo, que havia sido adquirido há apenas três meses, não possuía seguro. Diante do ocorrido, o CQCS entrevistou a sócia-fundadora da corretora Seg Fácil, Thais Coutinho, para esclarecer como funcionaria a cobertura do seguro auto em casos como esse e destacar a importância da proteção.
Segundo informações do site G1, um suspeito com antecedentes criminais por tentativa de homicídio aproveitou um momento de distração da vítima, que havia deixado o carro com a chave no contato, e fugiu com o veículo. Após perseguição, o ladrão perdeu o controle e capotou o automóvel, que teve perda total. O suspeito foi preso e levado à Unidade de Pronto Atendimento com ferimentos leves. O proprietário, que havia comprado o carro há apenas três meses, não possuía seguro e ainda tem parcelas do IPVA a pagar.
De acordo com a Sócia-fundadora da Corretora Seg Fácil Seguros, Thais Coutinho, casos como esse podem comprometer a indenização, mesmo quando o carro está segurado. “Infelizmente, o idoso acabou facilitando o furto, o que pode colocar em risco a indenização por parte da seguradora. O contratante do seguro tem a responsabilidade de zelar pela segurança do bem assegurado, o que inclui não deixar a chave na ignição do veículo ao estacioná-lo. No entanto, essa situação seria analisada pelo analista responsável da seguradora, que considera o caso de maneira ampla”, explica.
Ela acrescenta que, mesmo com falhas no cuidado, já houve precedentes em que os segurados foram indenizados. “Caso o idoso tivesse contratado um seguro de automóvel, ele poderia ter protegido seu patrimônio e, principalmente, mantido a segurança da rotina familiar. A indenização teria permitido a reposição do veículo perdido, minimizando o impacto financeiro e garantindo a continuidade das atividades cotidianas da família”, disse.
A especialista lembra ainda seguro de automóvel no Brasil oferece diversas vantagens, como proteção contra furto, roubo, colisões, incêndio e danos causados por fenômenos naturais. Além disso, permite a contratação de coberturas adicionais, como danos a terceiros, acidentes pessoais de passageiros, proteção para vidros e carro reserva. Thais ressalta que há opções com assistência 24 horas, contratação digital e franquias personalizadas. Com todas essas possibilidades, o seguro auto representa um importante investimento em tranquilidade e segurança para motoristas e suas famílias.