O dia de um corretor de seguros precisaria ter mais de 24 horas para dar conta de todas as atividades. Prospectar, vender, negociar, enviar proposta, atender clientes, falar com a seguradora e, claro, cuidar da parte administrativa da corretora. Por isso, contar com o apoio de uma assessoria podia ser a solução que o corretor precisa.
Amanda Fagundes, da Stoa Assessoria, concorda e diz que de acordo com a Susep, os corretores individuais representam hoje 56% do mercado e a assessoria tem o papel de empoderar o corretor junto as seguradoras, conseguindo melhores condições comerciais e suporte para solucionar casos delicados de aprovação ou pós-venda, como sinistro por exemplo.
Por isso, para ela, ao trabalhar com as assessorias o corretor de seguros ganha tranquilidade e confiança para o bom desempenho dos negócios. “As assessorias de seguros têm o papel de ser essa referência para auxiliar os corretores desde treinamentos, suporte técnico, operacional e comercial a campanhas de vendas exclusivas”, acrescenta.
Amanda lembra ainda que as assessorias entregam ferramentas que desburocratizam a vida dos corretores como um comparativo imparcial de produtos, treinamento de metodologia de venda, sistema para gestão da carteira e suporte na inadimplência. “São algumas das ferramentas que facilitam, e muito, a vida dos corretores”, sintetiza.
Philippe Mathieu, da German Financial, lembra que as assessorias bem estruturadas facilitam ao corretor o acesso direto a todo seu marketplace de seguradoras e serviços. Para ele, as assessorias são o caminho mais assertivo do corretor ao mercado.
Isso porque ao se cadastrar em uma assessoria, o corretor de seguros tem acesso a uma gama maior de seguradoras. Muitas vezes, corretores, principalmente os que estão começando, têm dificuldades em fazer cadastro em algumas seguradoras porque possuem baixa produção.
“Devido ao volume de negócios e ao nível de parceria das seguradoras com as assessorias, conseguimos oferecer aos corretores propostas e comissionamentos diferenciados, além de campanhas exclusivas. As seguradoras estão investindo muito no canal de assessorias especializadas, pois com o nosso suporte, fica muito mais efetivo e fácil gerenciar todos os corretores”, reforça Mathieu.
Outra vantagem das assessorias é que elas costumam oferecer mais organização para o corretor evitando que ele precise fazer grandes investimentos em estrutura física e funcionários, além de poder escalar seu negócio.
João Arthur Baeta, da Baeta Assessoria, vai além e diz que as assessorias cumprem um papel fundamental no suporte ao pequeno e médio corretor no mercado. “Além do serviço de intermediação, as assessorias oferecem soluções para capacitação, diversificação e aumento no volume de negócios dos corretores”, analisa.
Ele acrescenta ainda que as assessorias intermediam procedimentos técnicos, operacionais e comerciais entre as seguradoras e os corretores de seguros parceiros. “Ao centralizar as operações, o corretor ganha escala nos negócios. Além disso, algumas assessorias oferecem diversas vantagens, como por exemplo, multicálculo, marketing digital e treinamentos”, afirma.
“As assessorias têm contrato direto com as seguradoras, dispensando qualquer tipo de divisão no comissionamento do corretor de seguros”, lembra Cláudia Simplício, da Ragaz. Isso dá força para negociar junto às seguradoras já que sozinho, principalmente se ele for iniciante, é mais difícil. “O corretor consegue fazer parte de um grupo de corretores que é atendido pela assessoria que o representa perante a companhia se ele precisa de uma negociação diferenciada, um projeto e nós temos o caminho para ajudar nesse processo”, diz ela.
Ela acrescenta ainda que o corretor não paga nenhum tipo de taxa ao usar o trabalho da assessoria. “Quem paga o serviço de assessoria é a seguradora, é como se fôssemos um braço comercial da seguradora: ganhamos sobre produção”, finaliza.