Notícias | 8 de fevereiro de 2022 | Fonte: CQCS | Carla Boaventura

Corretor de Seguros destaca oportunidade no Seguro Aluguel

A ideia do brasileiro sobre moradia está mudando com o tempo. Um levantamento da consultoria Brain mostra que, em novembro de 2021, apenas 37% dos entrevistados tinham interesse em comprar um imóvel. Nesse contexto, o seguro aluguel pode ser uma boa oportunidade para o Corretor de Seguros apostar nesse momento. Ricardo Borges, profissional especialista em seguros imobiliários, explicou como conquistar e aproveitar a carteira de seguro-aluguel.

Para se formar uma carteira deste produto é preciso estar atento ao ramo de locações. “É muito comum o Corretor atender o inquilino como cliente, mas na verdade o produto é totalmente diferente de qualquer tipo de seguro. O inquilino é quem precisa alugar, é ele quem precisa apresentar a garantia de alocação através do seguro. O inquilino é cliente do proprietário do imóvel e é com ele que devem ser feitas tratativas e escolhas de coberturas. O corretor de seguros trata com inquilino basicamente duas coisas: análise e pagamento”.

O Corretor de Seguros que deseja ingressar ou ganhar espaço nesse cenário precisa, de acordo com Ricardo, conhecer bem o público a que pertence este ramo, bem como também os termos técnicos e as cláusulas de um contrato. “Assim fica mais fácil passar autoridade no assunto e reconhecimento. Aqui nós participamos inclusive de eventos que acontecem para se manter informado e continuar aparecendo”.

Além disso, o especialista aconselha: “conheça a Lei de locações e os termos utilizados nesse ramo. Pense que o “mundo do seguro fiança” é outro, não é simplesmente calcular e repassar. É preciso ser um ponto de apoio para os profissionais do mercado imobiliário, eles vão confiar os clientes para quem eles sentirem que têm confiança e autoridade no assunto. Nosso trabalho é ajudar eles a ganhar dinheiro com locação, com seguro fiança, melhorando a qualidade e a segurança do contrato e principalmente evitando o prejuízo do proprietário”.

Outra oportunidade que pode surgir para quem atua com seguro aluguel é o cross selling. De acordo com Ricardo, algumas oportunidades como venda de seguro residencial ou empresarial podem aparecer. “São produtos ligados diretamente ao mercado imobiliário. Posteriormente, de uma forma menos direta, há espaço para Seguro de Vida ou o chamado DIT ( diárias de incapacidade temporária), neste caso diretamente ao inquilino, pois se ele for casado e falecer, a locação é assumida por um herdeiro, segundo a lei de locações. Se o cônjuge não tiver renda suficiente para manter a locação, o seguro é uma grande saída para manter os aluguéis ou quitar os débitos e entregar o imóvel nas condições que pegou. Assim também o DIT, se o locatário não tiver como manter a renda por conta de um acidente, ele consegue manter a média financeira através das indenizações”.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN