Notícias | 17 de julho de 2023 | Fonte: O Globo

Conheça os avanços em práticas ESG no setor de seguros

Considerando impactos social e ambiental, mais de 100 negócios sustentáveis vigentes no Grupo Bradesco Seguros foram mapeados

Nos últimos anos, o mercado segurador tem adotados medidas que contribuem para a transição a uma economia menos intensiva em carbono e mais resiliente aos impactos das mudanças climáticas. São diversas iniciativas que mostram o comprometimento desse setor em promover ações e programas com foco em ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa). Esse cuidado está, inclusive, muito alinhado à principal missão do que o seguro representa na vida das pessoas: proteção com foco no futuro.

O Grupo Bradesco Seguros divulgou seu “1° Relatório de Sustentabilidade” exclusivo da seguradora, referente ao período de 2022, mostrando como vem avançando nas principais práticas ESG, relacionadas a temas ambientais, sociais e de governança. Contribuindo positivamente para o desenvolvimento socioambiental do mercado de seguros no Brasil. Dentre os destaques, o grupo segurador mapeou mais de cem negócios sustentáveis vigentes na companhia, entre produtos, assistências/serviços e fluxos/processos classificados com os pilares ESG.

Os critérios levados em consideração foram: impacto social, quando promovem a inclusão e a educação financeira; e ambiental, quando contribuem para a redução de resíduos e poluição, que usam fontes de energias renováveis e que buscam minimizar os impactos nas mudanças climáticas, entre outras ações.

Para a diretora de Recursos Humanos e Sustentabilidade do grupo, Valdirene Soares Secato, o compromisso da seguradora com a sustentabilidade e com as práticas ESG vem evoluindo ano após ano:

— Estamos constantemente promovendo o alinhamento dos nossos produtos, serviços e iniciativas com as melhores práticas socioambientais e de governança da operação. Compromissos como os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) só reforçam esse movimento do grupo. Além de comprovar o pioneirismo do grupo quando se fala em sustentabilidade no mercado de seguros.

Confira alguns dos negócios sustentáveis mapeados pelo grupo segurador:

  • Sinistro Sustentável: nos ramos de automóvel e residencial, o suporte vai desde o agendamento e coleta dos salvados até o descarte e destinação final adequados dos resíduos. Foram 2.255 atendimentos concluídos em residencial e coleta de mais de 132 toneladas em 2022, contra 14,2t em 2021. Em 2023, este projeto conquistou o Qorus–Accenture Innovation in Insurance Awards, premiação global que reconhece as melhores e mais inovadoras ideias e práticas que transformam a indústria de seguros em benefício dos clientes.
  • Seguro Saúde SPG: um seguro com preços e condições acessíveis para micro e pequenas empresas, que também pode atingir microempreendedores individuais (MEI), desde que sejam, no mínimo, três vidas seguradas e, no máximo, 29. Contém planos de abrangência nacional e regional, com a possibilidade de contratar a modalidade com ou sem coparticipação.
  • Programa Auto Reciclagempromove a destinação de sucatas e peças substituídas de veículos danificados em acidentes. As peças são doadas às empresas de reciclagem, que devem contar com certificação de empresas especializadas na coleta desses itens para o processamento. Foram 20,8 mil toneladas de materiais automotivos recolhidos desde o início do programa em 2009.
  • Projetos sociais: foram realizados investimentos significativos nos projetos sociais desenvolvidos em 2022, como o Projeto Integração Empresa Escola (PIEE), que atende crianças da Fundação Bradesco, de comunidades do Rio Comprido, bairro da Zona Norte do Rio, buscando incentivar o desenvolvimento e a prática de atividades culturais, esportivas e de sustentabilidade.

Em 2022, o grupo também aderiu ao Task Force on Climate-Related Financial Disclosures (TCFD), sendo a primeira seguradora de capital nacional e a segunda da América Latina a assumir o compromisso. Os requisitos do TCFD embasaram as recomendações da “Circular Susep nº 666”, que traz uma evolução na agenda do setor de seguros para os próximos anos, prevendo governança, estratégia, metas e métricas e transparência.

Outro marco relevante é a participação da companhia no Comitê Diretivo Global (Global Steering Committee – GSC) da Unep-FI, representando o setor de seguros da América Latina, com o objetivo de integrar a sustentabilidade nos processos de decisão em bancos, seguradoras e investidores.

Estamos constantemente promovendo o alinhamento dos nossos produtos, serviços e iniciativas com as melhores práticas socioambientais e de governança da operação.

— Valdirene Soares Secato, diretora de Recursos Humanos e Sustentabilidade do Grupo Bradesco Seguros

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN