Notícias | 5 de janeiro de 2024 | Fonte: CQCS | Nicholas Godoy

Companhias do mercado reforçam compromisso com a saúde mental durante o Janeiro Branco

Em 2022, mais de 40,6 milhões de sessões e consultas com psicólogos e psiquiatras foram conduzidas pelos planos de saúde, evidenciando um aumento significativo na busca por atendimento de saúde mental, conforme dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Segundo informações de uma matéria feita pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), este cenário motivou algumas seguradoras, como SulAmérica, Bradesco, Porto, a intensificarem esforços no cuidado da saúde mental da população, promovendo campanhas e iniciativas durante o ‘Janeiro Branco’.

As consultas com psicólogos cresceram 25%, alcançando 35 milhões, enquanto as internações por transtornos mentais aumentaram 21%, totalizando 267 mil, além das consultas com psiquiatras que também tiveram um aumento de 6%, chegando a 5,6 milhões. Para a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), esses números ressaltam a necessidade de investimentos contínuos em campanhas de conscientização, como a iniciativa ‘Janeiro Branco’, que visa promover o cuidado com a saúde mental. 

Diante disso, algumas seguradoras e operadoras vem desempenhando um papel no cuidado da saúde mental das pessoas, especialmente em um período pós-pandemia que exacerbou alguns transtornos. Essas empresas têm implementado programas abrangentes, oferecendo atendimentos personalizados, acompanhamento por equipes multidisciplinares, consultas online e abordagens humanizadas para fortalecer o vínculo entre profissionais de saúde e pacientes.

A Bradesco Saúde, por exemplo, contribui para o cuidado da saúde emocional por meio do programa ‘Saúde Emocional’, parte da plataforma ‘Juntos Pela Saúde’, destinada a auxiliar as empresas na promoção do bem-estar de seus funcionários. O programa foca na prevenção e combate ao estresse, ansiedade e depressão, oferecendo acompanhamento por psicólogos em sessões por vídeo e chat.

A SulAmérica Saúde, conta com o ‘Psicólogo na Tela’, que registrou cerca de 640 mil atendimentos agendados para sessões por videochamada em 2023. A operadora também oferece o programa ‘Única Mente’, focado na prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de beneficiários com depressão, ansiedade, transtorno de pânico, burnout e estresse pós-traumático. Mais de 80% dos beneficiários acompanhados pelo programa afirmaram ter tido uma melhora do quadro devido ao atendimento realizado pelo programa.

A Porto Saúde desenvolve soluções integradas para promover o bem-estar dos beneficiários, abrangendo cuidados tanto físicos quanto emocionais. Os programas incluem atendimento online e suporte na identificação de recursos para a prevenção e tratamento integral da saúde.

A Unimed prioriza a atenção à saúde mental por meio de atendimentos online, contribuindo para o tratamento de condições como depressão e ansiedade. Além disso, o modelo de Atenção Primária à Saúde (APS) oferece cuidado personalizado e integral, fortalecendo o vínculo entre médico e paciente.
A Amil, por sua vez, possui um Programa de Saúde Mental que garante atendimento personalizado, adaptado às necessidades individuais de cada paciente, com consultas presenciais ou virtuais, incluindo acompanhamento por telefone. Para casos mais graves e persistentes, a operadora disponibiliza o Saúde Mental 360, que oferece cuidado integral por meio de uma equipe multidisciplinar.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN