Notícias | 15 de maio de 2023 | Fonte: Insurtalks

Como a tecnologia IoT está diminuindo os prêmios de seguro de carro e melhorando a segurança nas estradas

Nos últimos anos, a Internet das Coisas (IoT) tem desempenhado um papel fundamental na transformação do setor automotivo. Ao conectar dispositivos e veículos à internet, a IoT está revolucionando a maneira como as pessoas interagem com seus carros, não apenas tornando-os mais eficientes e convenientes, mas também contribuindo para a segurança nas estradas e para tornar os prêmios de seguro de carro mais baixos.

Monitoramento e Manutenção Preventiva

A tecnologia IoT permite o monitoramento contínuo dos veículos, coletando dados em tempo real sobre o desempenho e as condições de funcionamento. Esses dados são enviados para os fabricantes de automóveis e para as seguradoras, permitindo uma análise detalhada. Com base nessas informações, é possível identificar problemas em potencial antes que eles se tornem sérios, além de sugerir medidas corretivas para manter o veículo em boas condições. Por exemplo, sensores de pressão dos pneus podem alertar o motorista e a seguradora sobre a necessidade de calibrar os pneus, evitando desgastes irregulares ou até mesmo estouros, reduzindo assim o risco de acidentes.

Prevenção de Acidentes

Essa é outra importante aplicação da IoT: a capacidade de prever acidentes e fornecer alertas em tempo real aos motoristas. Sensores instalados nos veículos podem detectar padrões de direção perigosos, como frenagens bruscas ou mudanças de faixa abruptas, e enviar alertas para o motorista e as autoridades competentes. Esses sensores também podem detectar sinais de fadiga ou distração, como movimentos irregulares do volante, e enviar alertas para o motorista, lembrando-o de fazer uma pausa ou se concentrar na estrada.

Além disso, sistemas avançados de assistência ao motorista, como o controle de cruzeiro adaptativo, utilizam a IoT para monitorar a distância entre veículos, ajustando automaticamente a velocidade para evitar colisões.

Prêmio de seguros mais baixos

As mesmas medidas que contribuem para a redução de acidentes resultam em prêmios de seguro mais baixos, já que o risco associado ao motorista é reduzido. Os dispositivos IoT registram informações sobre velocidade, aceleração, frenagem e outros parâmetros relevantes, permitindo que as seguradoras avaliem o risco individual de cada motorista de forma mais precisa. Com base nesses dados, as seguradoras podem personalizar os prêmios de seguro, oferecendo descontos aos motoristas que demonstram comportamento seguro e responsável ao volante. 

Estradas mais seguras

Como a IoT fornece feedback em tempo real sobre o comportamento de direção, ela ajuda os motoristas a melhorar suas habilidades e se tornarem mais conscientes na estrada.

Essa interação entre a IoT e os motoristas cria um ciclo de melhoria constante e incentiva os motoristas a adotarem cotidianamente boas práticas de condução, o que resulta em estradas mais seguras para todos.

Especialistas apontam IoT como tendência automotiva no Brasil

Em uma matéria sobre as tendências em tecnologia automotiva para o Brasil em 2023 em um site especializado em carros, a conectividade foi apontada como uma das tendências em tecnologia automotiva. A tendência é que com a implantação da tecnologia 5G e da Internet das Coisas (IoT), espera-se que a conectividade com a internet em veículos seja cada vez mais comum e resultará em carros sejam conectados ao Wi-Fi e ao Bluetooth, tornando mais fácil a conexão com a internet e o acesso a vários outros serviços.

Além disso, o estudo apontou que os principais fabricantes de automóveis estão adotando tecnologias como Inteligência Artificial (IA), Aprendizado Profundo (Deep Learning), GPS e Internet das Coisas (IoT) para aprimorar a segurança dos motoristas e passageiros.

A abordagem da IoT estabelece vantagens para todos

A Internet das Coisas está transformando a indústria de seguros automotiva, proporcionando uma abordagem mais precisa e personalizada. À medida que essa tecnologia avança, é possível esperar um futuro em que os prêmios de seguro sejam determinados com base no comportamento de direção real de cada indivíduo, promovendo assim estradas mais seguras, motoristas mais conscientes e uma indústria de seguros mais justa e eficiente

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN