A seguradora Chubb precisará pagar uma multa de R$ 4.345.720,83 após ser acusada de travar celulares para forçar adesões a contratos de seguros. A sentença foi proferida pelo Procon-MG, órgão executivo do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
As informações foram divulgadas pelo site Diário do Poder, no último dia 23/02.O portal informou que a situação começou entre 2015 e 2020, quando centenas de consumidores registraram reclamação informando a ativação de seguro da empresa, a partir de mensagens instantâneas do tipo pop-up, por meio da operadora Vivo, que bloqueavam a tela do celular, induzindo os consumidores a contratarem o produto sem que solicitassem e sem a opção de cancelar.
As mensagens só saem da tela após o cliente escolher uma das opções “OK” ou “Cancelar”, que induzem o consumidor a responder de forma equivocada. De acordo com o que o promotor de Justiça responsável pelo caso, Glauber Tatagiba, informou ao site, a conduta da empresa configura prática infrativa às relações de consumo por violar a liberdade de escolha e a autonomia do consumidor, que é induzido a contratar um serviço e sem ter acesso ao cancelamento.
O Procon-MG destaca também que as reclamações sobre os mecanismos utilizados pela empresa são recorrentes e geraram processo administrativo na Superintendência do Seguro Privado (Susep).