O encontro promovido pela Comissão de Comunicação e Marketing (CCM) da CNseg, realizado na sede da Seguros Unimed, em São Paulo, na quarta-feira (22/05), reuniu representantes de seguradoras para discutir os avanços da Inteligência Artificial, a partir das palestras do evento internacional SXSW, e os impactos dessa modernização no setor de seguros.
As palestras do CCM foram baseadas nos aprendizados obtidos no evento do SXSW, um grande festival e conferência anual realizado em Austin, Texas, nos EUA. Este evento, que surgiu em 1987, é conhecido por sua diversidade, abrangendo áreas como música, cinema, tecnologia, educação e cultura.
A apresentação contou com dois painéis, um falando sobre Tech e Futuro do Trabalho, que focou na modernização e como o mundo do seguro tem que se adaptar, e o outro Real Conexão, que abordou a necessidade de se reavaliar as ligações socioemocionais que temos com colegas de trabalho e família, de forma que esse contato pessoal não deixe de existir em decorrência da evolução tecnológica.
Tatiana Cerezer, Presidente da CCM, destacou que essa foi a melhor edição do encontro até o momento por dois motivos: a aula sobre a SXSW com profissionais do mercado e a fala final do presidente da ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). “Ouvir ao final do presidente da Aberje que poucos setores conseguem unir os seus competidores, foi algo extraordinário, porque afinal a gente cuida, a gente não compete. Somos grandes amigos da proteção”, disse.
Carla Simões, Superintendente de Comunicação da CNseg, responsável por organizar o grupo de empresas seguradoras para assistir ao SXSW, revelou que esses encontros têm sido inovadores, porque conseguem trazer vários profissionais do marketing e do seguro presencialmente para fazer uma troca de informações. “Tivemos a oportunidade de compartilhar essa experiência, recebemos cerca de 30 pessoas e de forma online cerca de 130 pessoas puderam assistir a esse grande evento”, contou.
Mariana Fagundes, gerente de Marketing da CAPEMISA, explicou que esse evento surgiu através de um grupo de executivos com o objetivo de observar os aprendizados da SXSW com um olhar do mercado segurador. ”Pudemos compartilhar essas impressões que tivemos lá, com um olhar para o nosso mercado”, afirmou.
Já Flávio Otsuka, Diretor de Estratégia de Crescimento e Marketing da Tokio Marine Seguradora, contou que um dos objetivos do evento é mostrar como o mundo dos seguros precisa se atualizar. Ele deu exemplos de como o seguro de vida permanece seguindo o etarismo e não a saúde do segurado. “Tem um monte de elementos para a gente evoluir [no seguro]. Todas as regras que tem hoje precisam ser revistas. Hoje a aceitação dos seguros ignora a longevidade, às vezes uma pessoa de 70 anos vai viver até os 90, outras vezes uma pessoa de 30 tem uma saúde deplorável”, comentou.
Vanessa Mathias, Co-fundadora da White Rabbit, empresa que coordenou o evento e que atua na exploração de tendências e previsões para co-criação de futuros desejáveis, foi a mediadora da conversa e iniciou a palestra falando como o SXSW, assim como ir para o próprio evento da CNseg na Unimed, tem um grande potencial de abrir os olhos para novas possibilidades. “Quando a gente está indo para um festival de tecnologia, a gente já abre espaço para o novo”, pontuou.
Para o CQCS, Kátia Okumura, Assessora de Comunicação da Seguros Unimed que foi anfitriã do evento, destacou que diversos assuntos de importância foram tratados, e contou que ao ir para a SXSW, a convite da CNseg, esperava saber como o mundo tecnológico estaria em 10 anos e como isso influenciará no mercado de trabalho, porém, se surpreendeu ao notar que o simpósio focou muito na “Epidemia da Solidão”, fenômeno que passou a crescer em 2010 que acontece quando a pessoa sente que não é parte de um grupo social ou comunidade.
A executiva observou a importância de resgatar vínculos e criar comunidades que deixem claro para os segurados a necessidade da conexão humana também. “Nós vimos o quanto é importante resgatarmos os vínculos, e como seguradora, e como o setor tem como premissa proteger, segurar, garantir a segurança dos seus clientes”, informou. Kátia complementou: “Mostrar para os nossos segurados a importância dessa conexão pessoal, da importância do contato com amigos, de não perdermos vínculos, quase que um resgate de ao ancestral.”