Notícias | 23 de dezembro de 2021 | Fonte: Valor Investe

Cade dá aval à parceria entre Cosan e Porto Seguros na área de locação de veículos

Array

A transação foi anunciada pelas empresas no dia 8 de novembro

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deu aval para a operação entre a Porto Seguro Serviços e Comércio, controlada da Porto Seguro, para a constituição de uma joint venture que atuará em soluções de mobilidade (“Mobitech”). A transação foi anunciada pelas empresas no dia 08/11.

Segundo o comunicado divulgado em novembro, dentre os serviços a serem oferecidos estão: modelos de assinatura de veículos, gestão de frotas para empresas, entre outras modalidades de locação de veículos.

A associação será efetivada por meio de um aporte de capital na Mobitech pela Cosan, através de sua estrutura de fundos de investimentos (Cosan Investimentos), no valor de aproximadamente R$ 300 milhões, sujeito a ajustes usuais para esse tipo de transação, bem como da contribuição, pela Porto Seguro, do negócio Carro Fácil, sociedade focada no ramo de assinatura de veículos. Serão também constituídos acordos operacionais e comerciais entre a Mobitech e as empresas e parceiros dos ecossistemas de ambos os sócios.

O capital social da Mobitech será detido em iguais participações de 50% pela Cosan e pela Porto Seguro, e a joint venture contará com estrutura de gestão independente e governança corporativa própria.

Ao analisar esse caso o Cade verificou que outras empresas que operam neste setor não deverão enfrentar dificuldades, pois esse negócio trata de menos de 30% das vendas nele. Assim, a Superintendência concluiu que essa operação “não acarreta prejuízos ao ambiente concorrencial” e deu aval ao negócio.

Este conteúdo foi publicado originalmente no Valor PRO.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN